Vem aí o Paulistão 2018 e confira o raio-X de um dos estaduais mais disputado do país

Vem aí o Paulistão 2018 e confira o raio-X de um dos estaduais mais disputado do país

Like
317
0
quarta-feira, 10 janeiro 2018
Campeonato Paulista Série A1

Vai começar mais uma edição do Campeonato Paulista. Confira um raio-X  dos clubes participantes da edição de 2018. Essa edição contará com 16 equipes distribuídas em 4 grupos (A,B,C, e D). Como nas edições anteriores, cada equipe enfrentará todos os adversários dos outros grupos. As duas melhores equipes de cada grupo se classificam para a fase de quartas de final. As duas piores equipes da classificação geral do campeonato independente do grupo serão rebaixadas para a série A2. São cinco equipes da Grande São Paulo, uma equipe da Baixada e dez equipes do interior paulista.

Grupos

Confira o grupos do Paulistão 2018:

 

Grupo A

Bragantino

Corinthians

Ituano

Linense

 

Grupo B

Ponte Preta

Santo André

São Caetano

São Paulo

 

Grupo C

Ferroviária

Novo Horizontino

Palmeiras

São Bento

 

Grupo D

Botafogo-SP

Mirassol

RB Brasil

Santos

 

Favoritos ao título

Corinthians

O atual Campeão é sempre favorito no Campeonato Paulista. Comandados por Fábio Carille, o Timão vem em busca do seu 29°título e do bicampeonato. Para a temporada de 2018, o Corinthians não terá um dos destaques da edição passada. Trata-se do lateral esquerdo Guilherme Arana, que foi considerado melhor jogador da competição. E o atacante artilheiro Jô que foi jogar no futebol internacional. Chegaram para reforçar a equipe, o meia Renê Junior,  o lateral Juninho Capixaba e o atacante Junior Dutra.

 

Palmeiras

A Sociedade Esportiva Palmeiras sonha em voltar a conquistar mais uma vez o Paulistão. A última conquista foi em 2008 frente a Ponte Preta. No ano passado, o Palmeiras acabou sendo eliminado nas semifinais pela mesma Ponte Preta. Para este ano, o alviverde mais uma vez se reforçou. O técnico Roger Machado comandará a equipe, o meia Lucas Lima, o zagueiro Emerson Santos, o goleiro Weverton, e os laterais Marcos Rocha e Diogo Barbosa são os reforços do Verdão que entra como um dos favoritos ao título da competição.

 

São Paulo

O Tricolor Paulista, eliminado pelo Corinthians nas semifinais de 2017, entra com o pensamento de fazer uma boa campanha e conquistar o título que não vem desde 2005. O técnico Dorival Júnior será o responsável por esse novo São Paulo que não fez uma boa temporada em 2017. Portanto, o Campeonato Paulista será um grande teste para os Tricolor mostrar a sua força em 2018. As principais baixas foram a do meia Hernanes que voltou para o futebol chinês e o atacante Pratto que foi para o River Plate. Já o principal reforço foi o meia atacante Diego Souza que estava no Sport Recife.

 

Santos

Um dos maiores vencedores da competição nos últimos anos, o Peixe chega renovado para 2018, tendo um novo presidente, um novo diretor de futebol, Gustavo Vieira, e um novo técnico,  o ex-Botafogo, Jair Ventura. O Santos perdeu jogadores importantes para essa temporada. Tratam-se do meia Lucas Lima, que foi para o Palmeiras, o atacante Ricardo Oliveira, que foi para o Atlético Mineiro e o lateral Zeca, que reincidiu o contrato. Por outro lado, o Peixe contratou o bom atacante Sasha, que estava no Internacional de Porto Alegre.

 

Atual campeão Paulista e Brasileiro, o forte Corinthians do meia Rodriguinho que tem a missão de levar o Clube ao bicampeonato.
Foto: Facebook Oficial Sport Club Corinthians Paulista.

 

 

Candidatos a surpresa

São Caetano

O Azulão do ABC está de volta a elite do futebol paulista sendo campeão da Série A-2 em 2017. E sonha em voltar aos seus tempos de glórias. Por isso, o Azulão se prepara forte para a disputa da competição. O técnico Luis Carlos Martins conta com um time experiente e entrosado que pode surpreender nessa edição. Os principais destaques são o experiente goleiro Paes, o meia Ex-Palmeiras Deyvid Saconni, e os artilheiros do São Caetano em 2017, os atacantes Carlão e Ermínio.

 

São Bento

Um dos clubes que mais vem crescendo no futebol do interior nos últimos anos, o Azulão de Sorocaba jogará em 2018 a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. E a expectativa é surpreender no Campeonato Paulista. Para isso, o promissor técnico Paulo Roberto terá a base do time que fez excelente campanha em 2017. As principais armas são o experiente lateral esquerdo Marcelo Cordeiro, o meia Cassinho e o atacante artilheiro Anderson Cavalo, que espera balançar as redes dos adversários e levar o São Bento ao inédito título.

 

O Azulão do ABC está de volta a elite do Futebol Paulista em 2018 Foto: Facebook Oficial AD São Caetano.

 

Candidatos ao rebaixamento

 

Ponte Preta

A Macaca foi rebaixada no Brasileirão em 2017 e espera que 2018 seja um ano de reconstrução. Portanto, o Campeonato Paulista será fundamental nesse processo de reconstrução. Na edição passada, a Ponte surpreendeu ao eliminar o Santos e Palmeiras. E ao chegar a grande final quando foi derrotada pelo Corinthians. Porém, a expectativa para a equipe campineira não é boa, pois acumula dividas e contem um elenco limitado tecnicamente.

 

Ituano

O Galo de Itu, campeão Paulista em 2014 sonha em conquistar novamente a competição.  Mas a realidade da equipe do interior é bem diferente. Na edição passada, a equipe passou perto de um rebaixamento ao se salvar apenas na última rodada. A parte financeira do clube é um problema e que acarreta em poucas contratações e com isso colocaa o Ituano como um dos favoritos ao rebaixamento.

 

Mirassol

O Mirassol fez uma campanha regular em 2017 e entra na competição pensando primeiramente em se manter. Esse é o pensamento e a filosofia da diretoria do Leão e principalmente do presidente Emerson Ermenegildo. Os reforços para essa temporada foram o lateral direito Bruno Oliveira, que estava no Bragantino, o atacante Douglas Baggio, e o experiente meia Xuxa que é um dos ídolos do clube e que retorna após passagens por Ponte Preta e Figueirense.

 

Santo André

Apenas 3 vitórias e apenas 14 pontos marcados. O Ramalhão vem colecionando campanhas ruins nos últimos anos e mais uma vez deve entrar para fugir do rebaixamento e tentar se manter na primeira divisão. E a estreia da equipe do ABC é nada mais, nada menos contra a forte equipe do Palmeiras no Allianz. As principais armas para a disputa da competição são o experiente goleiro Neneca, o lateral Foguete ex-São Paulo e no comando da equipe o técnico Sergio Soares, que tem a dura missão de manter o Santo André na primeira divisão do futebol paulista.

 

Rebaixada no campeonato Brasileiro o ano passado, a Ponte Preta tentará repetir a boa campanha da edição 2017 quando chegou a final.

 

Foto em destaque: Federação Paulista de Futebol / Página do Facebook

 

Redator da Matéria: Bruno Mattos direto de São Paulo

Bruno Mattos

Bruno Mattos

45 posts | 0 comments

Comments are closed.