SESI Franca vence Campeonato Paulista de Basquete após 11 anos

SESI Franca vence Campeonato Paulista de Basquete após 11 anos

Like
50
0
quinta-feira, 11 outubro 2018
Basquete

 

Por: Gabriel Max, de São Paulo, SP.

 

Pintou o campeão do Paulista de Basquete 2018, na noite desta quarta-feira (10). O Ginásio Antônio Prado Júnior recebeu o segundo jogo da final entre Paulistano x SESI Franca. A partida, da série melhor de três, que ocorreu às 19h30, na capital paulista teve ingredientes dignos de uma grande final entre as duas equipes. O SESI Franca levava vantagem por ter vencido o primeiro encontro entre os dois, na segunda-feira (8), portanto a segunda conquista carimbou o título ao time treinado por Helinho Garcia. O placar final da noite foi de 77 a 69. É a 11ª vez que o time de Franca vence a competição. A última conquista havia ocorrido em 2007.

SESI Franca passou a dominar o placar a partir do terceiro quarto de jogo. Foto: Ivan Marconato/Rádio Poliesportiva

A Rádio Poliesportiva esteve presente no Antônio Prado Júnior e levou cada um dos detalhes da grande final, que sagrou o time de Franca como campeão, com a narração de Murilo Franco, comentários e operação técnica de Gabriel Max e reportagens de Ivan Marconato, que conversou com os jogadores após a confirmação do título do SESI.

 

O jogo

 

A partida começou com o Paulistano dominando as ações ofensivas, no primeiro quarto de jogo. O SESI Franca tentava responder com Elinho, que fez ótimas jogadas que culminaram em pontos do SESI. Pouco antes do término Leo Meidl e Yago fizeram a diferença para o Paulistano e, assim, com ótimas tramas entre os dois, a vantagem do clube da casa começou a apareceu. Ao fim do quarto, a vantagem era de sete pontos, 20 a 13.

Já o segundo quarto ficou marcado pelo baixíssimo aproveitamento das duas equipes no ataque. Foram três minutos de bola quicando sem nenhum ponto anotado. Os armadores de Paulistano e SESI encontraram muitas dificuldades para transpor os sistemas defensivos, além da ansiedade que aparentavam os jogadores com as chances perdidas. Aos poucos os pontos começaram a sair e foram de maneira muito equilibrada. Ao final dos dez minutos de jogo, o placar do segundo quarto era de 14 a 14, num total de 34 a 27, na parcial geral.

Na volta do intervalo, o técnico Helinho Garcia deu uma injeção de ânimo em seus comandados, que começaram a “calibrar” as mãos, levantando a torcida do Franca, que estava em menor número, mas que fazia uma grande festa, chegando a abafar a torcida adversária em determinados momentos. Elinho continuava sendo o principal nome dos ataques, juntamente com a boa atuação de Lucas Dias e David Jackson. O Paulistano, que via sua vantagem diminuir, apostava em jogadas rápidas, mas o terceiro quarto da equipe de Régis Marrelli foi muito abaixo do apresentado no primeiro tempo de jogo. Dois ataques consecutivos foram desperdiçados e o SESI Franca recuperou a bola, completando a jogada com pontos. Com a mudança de postura do SESI, o placar final do quarto foi de 20 a 13, agora para o time visitante. Resultado que empatou a parcial geral em 47 a 47.

Helinho festeja com Hettsheimeir o 11º título do SESI Franca no Campeonato Paulista de Basquete. Foto: Ivan Marconato/Rádio Poliesportiva

Com o empate no placar, o último quarto acabou sendo ainda mais decisivo. O SESI Franca seguia dominando e mostrava mais qualidade nos arremessos. O Paulistano enfrentava uma “seca” na parte criativa e continuava cedendo contra-ataques ao adversário. A diferença entre as equipes chegou a passar de dez pontos em alguns instantes, mas o Paulistano ensaiou uma reação e foi se aproximando no placar, graças aos dois arremessos consecutivos de Eddy, que diminuiu a distância a apenas quatro pontos. Porém, com tranquilidade, o SESI Franca soube controlar a posse de bola e, precisando se recuperar, o Paulistano foi para o tudo ou nada, deixando sua defesa vulnerável. Ao fim do jogo, o placar marcava mais uma parcial com vitória do SESI, por 30 a 22 e, no geral, a distância aumentou ainda mais e ficou em 77 a 69. Elinho foi nomeado o MVP das finais, com 17 pontos, cinco rebotes e três assistências. Jimmy anotou 13 pontos, sete ressaltos e dois passes e, assim ficou como o mais eficiente do jogo desta quarta.

 

E agora?

 

Agora as duas equipes voltam suas forças para a disputa da temporada 2018/2019 do Novo Basquete Brasil, o NBB. O Paulistano, neste sábado (13) irá voltar às quadras para enfrentar o Mogi das Cruzes, às 13h35, no mesmo Ginásio Antônio Prado Júnior. Já o SESI Franca irá fazer a sua estreia contra o Corinthians, na terça-feira (16), no Ginásio Wlamir Marques, às 20 horas.

 

Foto em destaque: Divulgação/SESI Franca/Site Oficial

Gabriel Max

Gabriel Max

73 posts | 0 comments

Comments are closed.