Que pena, Itália!

Que pena, Itália!

Like
221
0
segunda-feira, 20 novembro 2017
Eliminatórias Asiatica/Oceania

Sempre que assistia aos jogos da seleção brasileira e ao olhar a camisa azul escura daqueles adversários, eu temia! Sabia o quanto era perigoso quando o escrete canarinho enfrentava a “Squadra Azurra”. E que nunca seria jogo fácil!  Logo no primeiro confronto que vi entre as duas equipes, um trauma futebolístico que marcou uma vida: a eliminação do Brasil da Copa de 1982, e o título mundial da Itália.

Mas o respeito pelo futebol italiano não era apenas por conta da seleção.  Por causa das transmissões na TV, o campeonato da “terra da bota”, sempre fez parte do hábito futebolístico dos torcedores brasileiros.  Um hábito meu, inclusive! Se não por seu pragmatismo, obediência tática, beleza e excelentes jogadores dentro do campo, também pelos atletas brasileiros que lá jogaram. De Altafinni a Thiago Silva; de Julinho Botelho a Careca; de Falcão, Sócrates e Toninho Cerezo a Taddei.  Passando por Casagrande, Muller, Adriano, Kaká, Leonardo, Júlio César e tantos outros jogadores brasileiros que brilharam nos gramados italianos.

A Itália fica fora da Copa do Mundo pela 2 vez na história. FOTO: Jornal Marca

Pela primeira vez desde a Copa de 1958, ou seja, por mais de 60 anos, a seleção italiana ficará fora de uma Copa do Mundo. Depois de uma derrota por 1 a 0 no jogo de ida disputado na Suécia, a Squadra Azurra não passou de um empate sem gols no Estádio San Siro e foi eliminada pelos suecos. É a segunda vez que a Itália não disputará uma Copa do Mundo. Em 1930, na primeira edição da Copa disputada no Uruguai, a Itália abriu mão de sua participação e não jogou o Mundial.  Por conta da eliminação, a Itália será a única campeã mundial a não disputar a Copa da Rússia em 2018.

As duas últimas edições da Copa do Mundo: 2010 na África do Sul e 2014, no Brasil, contaram com a participação de todas as seleções campeãs do mundo.  Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, França, Inglaterra e Uruguai; juntamente com a Itália, disputaram o Mundial. Mas desta vez, a Itália estará de fora.

O meu sobrenome e minha descendência, infelizmente, neste caso, me condenam.  Independentemente de organização técnica e tática, o fato é que estou muito triste com a ausência da Squadra Azurra no mundial do ano que vem.  Mas o esporte tem dessas coisas. Com isso, me lembrei da manchete de capa da Revista Placar, após a eliminação da seleção brasileira da Copa de 1982, na Espanha, diante da mesma Itália.  Por isso, peço licença à história para usar a mesma frase de 35 anos atrás, mudando apenas o país, evidentemente:  Que pena, Itália!

 

Foto em destaque:  Site Oficial da Federação Italiana de Futebol

 

Redator: Ivan Marconato, de São Paulo 

Ivan Luis Marconato Rocha

Ivan Luis Marconato Rocha

185 posts | 3 comments