Parkour é reconhecido oficialmente como esporte pelo Reino Unido

Parkour é reconhecido oficialmente como esporte pelo Reino Unido

1
458
0
quarta-feira, 08 fevereiro 2017
Esportes Radicais

Para os amantes de filmes estrelados por Jackie Chan e Bruce Lee, uma ótima notícia saiu recentemente no jornal britânico “The Guardian” em relação ao Reino Unido. O país acaba de se tornar a primeira nação a reconhecer a prática do “Le parkour” oficialmente como uma atividade esportiva, ou seja, suas atividades não serão mais “desconsideradas” ou chamadas até mesmo de ilegais. A partir de agora, será tratada como um esporte tanto quanto o futebol.

Apesar de sua prática ter iniciado originalmente na França, o Parkour ganhou muito mais força e adeptos nas terras inglesas nos últimos anos. É uma atividade que exige grande flexibilidade, destreza e agilidade de seus praticantes.

Esse tipo de esporte se utiliza principalmente da própria arquitetura urbana moderna, com edificações, escadarias e pontes, na qual seus participantes correm, saltam e escalam muros, telhados ou qualquer obstáculo existente nas cidades.

Todos os movimentos são friamente calculados, abrangendo um formato dinâmico e artístico, para quem pratica e quem observa, minimizando o aspecto competitivo. O termo “Le parkour” foi inserido no ano de 1998, do francês parcours, que significa “rota” ou “percurso”.

Após a oficialização do Parkour como um novo desporto, muitas marcas e empresas vão poder investir para a contratação de atletas e competições, abrindo espaço e crescimento para a atividade, não apenas no Reino Unido, mas como também nos demais países, de acordo com Eugene Minogue, chefe executivo da modalidade no país.

O francês Sebastien Foucan é um dos fundadores e mais habilidosos praticantes do Parkour no mundo. Foto: Alicia Canter/The Guardian

Segundo um de seus fundadores, Sebastien Foucan, 42, embora o Parkour tenha se desenvolvido principalmente na França, o Reino Unido é que realmente abraçou verdadeiramente a prática:

“Antes o Parkour não era uma atividade muito conhecida. Está mais famosa agora, mas em termos de instituições, não havia reconhecimento. Hoje, finalmente, estamos fazendo história. E o Reino Unido é o pioneiro”, declarou ao The Guardian.

Mais conhecido por seu papel como Mollaka na cena de abertura do filme “Casino Royale”, de James Bond, na qual Daniel Craig o persegue através de um canteiro de obras, Foucan espera excelentes resultados: “Daqui pra frente, é aguardar pra ver qual será o tipo de reconhecimento aos praticantes, agora atletas, que o mercado e as empresas de esporte vão dar ao Parkour.”

Rafael Lardieri

Rafael Lardieri

58 posts | 0 comments