MotoGP: Na estreia da Tailândia, disputa pela vitória até a última curva e vitória de Marc Márquez

MotoGP: Na estreia da Tailândia, disputa pela vitória até a última curva e vitória de Marc Márquez

Like
145
0
domingo, 07 outubro 2018
Moto GP

 

Por: Paulo Arnaldo, de São Paulo, SP.

 

A Tailândia estreia na MotoGP. Após queda no treino livre, Jorge Lorenzo se ausenta do treino de classificação e corrida. Yamaha parece reacender na temporada. E após grande batalha com Dovizioso até a última curva, Márquez conquista mais uma vitória e fica muito perto do título da MotoGP.

 

Podcast

Ouça o boletim Polimotor sobre a etapa da Tailândia da MotoGP:

 

Apresentação e edição: Paulo Arnaldo

 

 

Resumo do GP da Tailândia

No treino de classificação, as três principais marcas da MotoGP, Honda, Ducati e Yamaha disputaram as primeiras posições na primeira fila. Jorge Lorenzo da Ducati, após sofrer uma forte queda no treino livre, não participou da sessão e foi ausência neste GP da Tailândia. A pole ficou para o líder do campeonato, Marc Márquez que marcou o tempo de 1:30.088. Após uma sequência ruim da marca Yamaha nas últimas etapas, Valentino Rossi conquistou a segunda colocação ao marcar 1:30.099, 11 milésimos acima do tempo de Márquez. Na sequência do grid de largada, Dovizioso apanhou a terceira colocação, Maverick Viñales ficou com a quarta posição do grid, Cal Crutchlow o quinto e Andrea Iannone, o sexto.

Com a temperatura na casa dos 57 graus e o eminente desgaste de pneus para essa prova, a maioria dos pilotos do grid foi conservador. A opção dos pilotos foram os compostos de pneu duro na traseira e médio na dianteira.

Na largada, Márquez consegue manter a liderança com Valentino Rossi em segundo lugar. Crutchlow larga muito bem, chega a assumir a terceira posição, mas duas curvas depois, Dovizioso recupera essa posição. Viñales cai para a quinta posição. Na quarta volta, Valentino Rossi conquista a liderança ao ultrapassar Marc Márquez. Na sequência, Márquez parece perder ritmo e Dovizioso ultrapassa-lo ficando com a segunda posição.

 

Foto: MotoGP.com

 

Até a nona volta, Rossi conseguira manter uma boa diferença na liderança. Porém nessa volta, Dovizioso junto com Márquez encostam no Doutor. Na décima volta, no retão que sucede a curva 1, ambos, Dovizioso e Márquez ultrapassam Valentino Rossi. Embora com poucas ultrapassagens talvez para evitar o desgaste de pneus, os três primeiros se mantêm agrupados sem alguém conseguir desgarrar.

 

Foto: MotoGP.com

 

Restando 9 voltas para terminar, Maverick Viñales e Dani Pedrosa ultrapassam Cal Crutchlow. Viñales sobe para a quarta posição. Mas a alegria de Pedrosa que tinha assumido a quinta logo posição acaba. Pedrosa sofre queda na curva 5 há 8 voltas para terminar. Enquanto isso, Viñales ataca, ultrapassa o companheiro de equipe Valentino Rossi e fisga uma posição no pódio.

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Na 21ª volta, Márquez encosta de vez em Dovizioso. A partir dali a briga pela liderança esquenta! Na volta seguinte, curva 3, Márquez mergulha por dentro, mas toma o “X” de Dovizioso. Márquez persiste no final da 23ª volta em nova tentativa de ultrapassagem, mas de novo o espanhol da Honda toma um “X” de Dovizioso. Na penúltima volta, não deu para Dovizioso resistir aos ataques, Márquez ultrapassa. Mas Dovi reage e dá o troco duas curvas depois.

 

Foto: MotoGP.com

 

Na última volta, a briga pela liderança continua.  Márquez ultrapassa novamente. Na última curva, Dovi tenta por dentro ultrapassar Márquez, mas o espanhol da Honda sai melhor da última curva e passa na frente na bandeira quadriculada. Termina Márquez com a vitória, Dovizioso finaliza em segundo lugar e Maverick Viñales completa o pódio em terceiro. Valentino Rossi fica com a quarta colocação, Johan Zarco na quinta posição e Alex Rins na sexta posição.

 

Momento da bandeirada. Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Andrea Dovizioso, Marc Márquez e Maverick Viñales. Foto: MotoGP / Twitter

 

Márquez conquista a sétima vitória na temporada, a segunda vitória seguida e a 42º na carreira.  Com essa vitória, Márquez fica com chances de conquistar o título da temporada na próxima etapa, no Japão. A próxima etapa, no circuito de Motegi será no domingo do próximo dia 21 de outubro.  Se Márquez sair com 75 pontos de diferença para Dovizioso do Japão se sagrará penta campeão da MotoGP.

 

Circuito de Motegi no Japão, próxima etapa da MotoGP. Foto: MotoGP.com

 

Chegada

Abaixo, o resultado final do GP da Tailândia da MotoGP:

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Classificação atualizada

Abaixo, a classificação da MotoGP 2018 atualizada após o GP da Tailândia:

 

Fonte: MotoGP.com

 

 

 

 

Foto em destaque: MotoGP.com

 

 

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

370 posts | 2 comments

Comments are closed.