MotoGP: Em Sepang, Rossi cai na liderança e Márquez vence pela nova vez na temporada.

MotoGP: Em Sepang, Rossi cai na liderança e Márquez vence pela nova vez na temporada.

Like
50
0
domingo, 04 novembro 2018
Moto GP

 

Por: Paulo Arnaldo, de São Paulo, SP.

 

A penúltima etapa da MotoGP na Malásia parecia de redenção a Valentino Rossi. O doutor faz uma temporada abaixo, assim como a equipe Yamaha. Finalmente, a oportunidade de vitória surgiu na Malásia. Mas restando apenas 4 voltas, a queda na curva 1 jogou fora a chance de vitória e Rossi segue em branco na temporada 2018.  Com a vitória, Márquez garantiu o título de construtores para a equipe Respol Honda  e Dovizioso com o sexto lugar garantiu o vice-campeonato.

 

Treino de classificação

Marc Márquez fez o melhor tempo no treino de classificação. Seria a sétima pole position da temporada, porém o piloto espanhol da Honda foi punido por ter atrapalhado Andrea Ianonne durante o treino de classificação. Johann Zarco herdou a pole de Márquez e a primeira teve além de Zarco, Valentino Rossi e Andrea Ianonne. A segunda fila foi formada por Andrea Dovizioso, Jack Miller e Danilo Petrucci. Marc Márquez perdera 6 posições e partiu da 7ª posição no grid de largada.

 

Corrida

Para a prova no domingo, a programação foi antecipada devido as chuvas que sempre ocorrem nos finais da tarde na Malásia. Em contrapartida, a temperatura atmosférica passou da casa dos 33 graus e mais de 50 graus na pista. A escolha de composto de pneus da maioria dos pilotos foi de pneu macio na traseira e médio na dianteira.

Valentino Rossi larga bem e assume a liderança da prova e deixa Zarco na segunda colocação. Jack Miller assume a terceira posição e deixa Ianonne na quarta colocação. Enquanto isso, Marc Márquez parte para cima dos concorrentes para vir para frente.  Na última curva, Márquez balança a moto bem à frente de Ianonne que se desconcentra, cai e abandona a corrida.

Na sequência da corrida, Zarco aperta o rimo e pressiona Valentino Rossi pela liderança na prova e Márquez assume a terceira posição. Mas não demorou para que Márquez chegasse em Johann Zarco. Na quinta volta, a disputa pela segunda posição foi mais apertada, com os dois pilotos quase se tocando no momento da ultrapassagem de Marc Márquez.

A prova segue sem grandes mudanças na liderança. Márquez diminuía a distância para Valentino Rossi. Foram voltas com Márquez apertando o ritmo. Alex Rins, em mais uma ótima prova pela Suzuki, conseguiu chegar a posição de pódio ao ultrapassar Andrea Dovizioso na sexta volta e Dani Pedrosa na décima segunda volta.

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Na décima sexta volta, ou seja, há quatro voltas para o fim, Márquez já estava bem próximo do Valentino Rossi. Porém, na curva 1, Valentino perde o controle da moto e surfa para o chão. Para a maior frustração dos integrantes da Yamaha e fãs de Valentino Rossi. A vitória escapa! E Marc Márquez herda a liderança para vencer pela nova vez na temporada. Na última volta, Alex Rins executa uma bela ultrapassagem sobre Johann Zarco e conquista a segunda posição. Pela quarta vez, Alex Rins conquista uma posição no pódio e pela segunda vez, a segunda colocação.

Foto: MotoGP.com

 

 

Outro destaque na chegada da prova é o piloto local, o malaio Hafizh Syahrin que alcança a décima posição da prova.

 

 

Classificação final da prova e do campeonato

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Última etapa da temporada

 

O próximo e último GP da temporada 2018 será em Valência, no circuito Ricardo Tormo, no domingo do próximo dia 18/11.

 

Foto: MotoGP.com / Calendário

 

 

Foto em destaque: MotoGP.com / Galeria de Fotos

 

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

370 posts | 2 comments

Comments are closed.