MotoGP: Ducati vence novamente, só que dessa vez a vitória é de Lorenzo, na Áustria

MotoGP: Ducati vence novamente, só que dessa vez a vitória é de Lorenzo, na Áustria

Like
130
0
domingo, 12 agosto 2018
Moto GP

Por: Paulo Arnaldo, de São Paulo, SP.

 

Ouça o boletim do GP da Áustria em podcast:

Edição e apresentação: Paulo Arnaldo

 

Texto:

Mais um final de semana de MotoGP, com a 10ª etapa no circuito do Red Bull Ring, o GP da Áustria. Mais uma vez, a Ducati saiu vitoriosa. Só que dessa vez, Jorge Lorenzo foi o vencedor da prova.  O piloto espanhol da Ducati ouso ao optar pelos pneus de composto macio. Mesmo em disputa acirrada no final da prova com Marc Márquez, os pneus suportaram muito bem e Lorenzo conquista a terceira vitória da temporada.

A disputa da etapa da Áustria ficou restrita a dupla da Ducati e Marc Márquez da Honda. Nos treinos classificatórios do sábado, Marc Márquez dominou a sessão e marcou a pole position. A dupla da Ducati, Lorenzo e Dovizioso formaram a primeira fila. Já a equipe oficial da Yamaha ficou para atrás. Viñales conquistou apenas a 11ª posição e Valentino Rossi a 14ª colocação.

O vencedor da prova, Jorge Lorenzo. Foto: MotoGP / Site / Galeria de Fotos

 

Para a corrida no domingo os pilotos se preparam para encarar uma pista com 44º graus de temperatura. Márquez foi bem conservador ao optar pelos pneus de composto duro na traseira e médio na dianteira. Dovi resolveu largar com pneus médios e Lorenzo foi ousado e optou pelos pneus de composto macio. A preocupação para Lorenzo seria o trecho final de prova para que os pneus resistissem com essa temperatura.

Mas para Lorenzo a escolha funcionou bem. O início de prova foi com os três andando juntos no mesmo ritmo e se alternando na liderança. Após a largada, Dovizioso foi quem pegou a liderança nas mãos, com Márquez em segundo. Lorenzo chegou a cair para a quarta posição. Mas não tardou para ele recuperar as posições e também assumir a ponta ainda na primeira volta. A primeira volta foi tão intensa que Márquez assumiu a liderança ao término da primeira volta.

 

Momento da largada do GP da Áustria. Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Márquez conseguiu manter um bom ritmo e sustentar a liderança. O espanhol da Honda chegou a abrir mais de meio segundo para Lorenzo. Restando 14 voltas para terminar a prova, Lorenzo era atacado por Dovizioso. Lorenzo controlou os ataques de Dovi e duas voltas depois, Lorenzo encostou em Márquez. O que se viu a partir daí, foi Dovizioso se desprender do pelotão dianteiro e ficar isolado na terceira posição.

A briga pela vitória da prova ficou entre Marc Márquez e Jorge Lorenzo. Por algumas vezes, eles se alternaram na liderança e travaram grandes disputas, com manobras ousadas de ultrapassagens.

Faltando três voltas para terminar, Lorenzo estava na liderança quando Márquez deu o bote para cima do piloto da Ducati. Somente no começo da última volta que Lorenzo recuperou a liderança em mais uma bela manobra de ultrapassagem.  Márquez em nova tentativa tentou uma manobra de ultrapassagem, mas recolheu para evitar uma batida. Lorenzo concluiu a corrida na frente. Márquez terminou na segunda posição com Dovizioso na terceira colocação, completando o pódio.

 

Chegada do GP da Áustria. Vitória de Lorenzo após intensa disputa com Marc Márquez. Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Valentino Rossi fez uma grande corrida de recuperação. Largando da 14ª posição, o Doutor conseguiu concluir a prova na 6ª posição. Quem não foi bem, foi Viñales, companheiro de equipe de Rossi na equipe oficial da Yamaha. O piloto espanhol não conseguiu ir além da 12ª posição. Crutchlow fez mais uma bela prova. Com uma equipe satélite da Honda, o britânico concluiu a prova na quarta posição.

A próxima etapa da MotoGP, a 11ª, será no próximo dia 26 de agosto, em Silverstone, na Inglaterra, com o GP da Grã-Bretanha.

 

Confira a classificação final da prova:

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Confira a classificação do campeonato:

Foto: MotoGP / Site / Sessão de classificação do Campeonato.

 

Foto em destaque: MotoGP / Site / Galeria de Fotos

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

370 posts | 2 comments

Comments are closed.