MotoGP: Dovizioso e Ducati brilham na República Tcheca

MotoGP: Dovizioso e Ducati brilham na República Tcheca

Like
116
0
domingo, 05 agosto 2018
Moto GP

Por: Paulo Arnaldo, de São Paulo, SP.

 

Ouça o Podcast – Boletim da etapa da República Tcheca:

 

Nesse final de semana, a MotoGP retornou das férias com tudo para o GP da República Tcheca, 9ª etapa do mundial no circuito de Brno. Isso para um público de aproximadamente 85 mil espectadores. Andrea Dovizioso que brigou pelo título de 2017 da MotoGP começou muito bem o final de semana e marcou a pole position no treino classificatório do sábado. Valentino Rossi alcançou a segunda posição no grid de largada e Marc Márquez completou a primeira fila na terceira posição.

Na largada, Valentino Rossi saltou muito bem e pulou para a primeira posição. Lorenzo, partindo da quarta posição, chegou a ameaçar a terceira colocação de Márquez, mas o piloto espanhol da Honda conseguiu se sustentou bem no terceiro lugar.

Um acidente na curva três envolveu três pilotos: Marverick Viñales da Yamaha, Stefan Bradl da HRC Honda e Bradley Smith da Red Bull KTM. Um momento complicado para Viñales, que esteve no centro das atenções com a exposição da relação estremecida com o chefe de mecânicos Ramon Forcada. Por causa disso, Forcada acabou saindo da equipe Yamaha e em seu lugar assumiu Esteban García, que foi chefe de Viñales nos tempos da Moto3.

Antes mesmo do final da primeira volta, Andrea Dovizioso recuperou a primeira posição na ultrapassagem. Até o momento de restar 12 voltas para terminar a prova seguiu na tendência desses confrontos: Jorge Lorenzo e Marc Márquez na luta pela terceira posição, Valentino Rossi e Andrea Dovizioso na luta pela liderança.

Faltando 14 voltas para o final, Lorenzo novamente ultrapassou Márquez na briga pela terceira colocação e Rossi ultrapassou Dovizioso e novamente assumiu a liderança da prova. A briga pela liderança esquentou a 11 voltas do fim. E Marc Márquez entrou de vez na luta pela vitória. Primeiro, Dovizioso recuperou mais uma vez a liderança na ultrapassagem sobre o Valentino Rossi. Algumas curvas depois, Márquez ultrapassou Valentino Rossi e assumiu a segunda colocação.

 

Foto em destaque: MotoGP / Site

 

Parece que os pneus fizeram com que Rossi perdesse ritmo com a sua Yamaha. Restando 10 voltas para terminar, Cal Cruchtlow roubou a última posição de pódio, a terceira colocação e varreu Rossi para a quarta colocação. E Rossi foi despencando! A 8 voltas para o fim, Lorenzo também ultrapassou o Rossi e subiu para a quarta colocação. Enquanto isso, Dovizioso seguia resistindo na primeira posição com uma margem segura para Marc Márquez. Márquez estava aguardando o momento ideal para dar o bote? Provavelmente, sim.

Faltando 5 voltas para o fim, Crutchlow sofreu o revés e perdeu a posição de pódio. Lorenzo em recuperação na prova subiu para a terceira colocação em linda ultrapassagem por dentro na curva 14. Ducati confirmando um ótimo final de semana, Lorenzo foi para cima de Márquez faltando 4 voltas para o fim. A briga pela vitória ficou aberta entre os dois pilotos da Ducati, Dovizioso e Lorenzo, e Marc Márquez. Não tardou! Lorenzo mergulhou na curva 13 e fez bela ultrapassagem sobre Marc Márquez e levou a segunda posição.

 

Grande momento na briga pela vitória entre Dovizioso e Lorenzo. Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução.

 

Que briga pela vitória entre os dois pilotos da Ducati! Lorenzo foi para cima de Dovizioso. Há 2 voltas para o fim, Lorenzo mergulhou por dentro na curva, lado a lado, mas Dovizioso deu o “X”. Márquez se aproveitou e chegou para cima de Lorenzo. No começo da última volta, Márquez levou a segunda posição. Lorenzo deu o troco duas voltas depois. Que briga! Enquanto isso, Dovizioso abriu na liderança. No trecho de subida, Lorenzo recuperou o fôlego e foi para cima de Dovi. Mas ficou assim. Após grande duelo entre os três, Dovizioso ficou com a vitória, Lorenzo em segundo lugar e Márquez no terceiro lugar.

 

Momento da chegada com Dovizioso vencendo a etapa de República Tcheca. Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução.

 

Ainda na última volta, Rossi recuperou a quarta posição em cima de Cructchlow com uma ultrapassagem na última curva, a 14.  Segunda vitória de Andrea Dovizioso na temporada MotoGP e o piloto italino da Ducati alcança a terceira colocação na classificação do campeonato. Enquanto isso, Marc Márquez abre mais vantagem na liderança. A diferença de Marc Márquez para Valentino Rossi sobe para 49 pontos.

 

Pódio do GP da República Tcheca. Foto: MotoGP / Twitter.

 

A próxima etapa da MotoGP já será na semana que vem, com o GP da Áustria, domingo, dia 12 de agosto.

 

Classificação final da prova:

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução.

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução.

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução.

 

 

Classificação atualizada do Campeonato:

 

Imagem: MotoGP / Site.

 

Foto em destaque: MotoGP / Facebook

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

370 posts | 2 comments

Comments are closed.