MotoGP: Dovizioso domina o GP de San Marino e conquista grande vitória em Misano

MotoGP: Dovizioso domina o GP de San Marino e conquista grande vitória em Misano

Like
106
0
domingo, 09 setembro 2018
Moto GP

 

Por: Paulo Arnaldo, de São Paulo, SP.

 

Podcast

Ouça o boletim em podcast sobre a etapa deste domingo da MotoGP em Misano:

Apresentação e edição: Paulo Arnaldo

 

Destaques da etapa de Misano

Foi uma grande apresentação do piloto italiano da Ducati em casa. Andrea Dovizioso atacou logo no início da corrida o seu companheiro de equipe Jorge Lorenzo para assumir a liderança da prova e não a largá-la mais até a vitória. A equipe Ducati prometia coroar um ótimo final de semana com uma dobradinha. Só que Jorge Lorenzo cometeu um erro na penúltima volta, caiu na curva 8 e deixou escapar a segunda posição.

Sem dúvida, a grande batalha da corrida foi entre os companheiros de equipe Honda na próxima temporada, Jorge Lorenzo e Marc Márquez, sempre pela segunda posição. Tiveram diversas ultrapassagens e quando Lorenzo caminhava para vencer esse duelo e garantir a segunda posição, sofrera o revés na penúltima volta.

Com a vitória, Andrea Dovizioso contabiliza a terceira vitória na temporada e salta do quarto para o segundo lugar na classificação do campeonato, inclusive ultrapassando o compatriota Valentino Rossi que agora está no terceiro lugar. Marc Márquez com o segundo lugar da prova continua abrindo distância na liderança e alcança os 221 pontos, 67 pontos de diferença para o segundo colocado, agora Andrea Dovizioso.

 

Treino de classificação

No quintal de casa, a Ducati teria um final de semana promissor. E isso ficou evidente no treino de classificação, quando Lorenzo no Q2 fez a pole position com o tempo recorde de 1min31s629. Parecia que Lorenzo seria o piloto a ser batido na corrida, já que ele dominou as sessões de treino do sábado. A Ducati teria ainda mais um piloto na primeira fila, na segunda posição. a surpresa Jack Miller que virou 1m31s916, ou seja, 0s287 mais lento que o pole Lorenzo. Maverick Viñales fechou a primeira fila na terceira posição. Dovizioso foi o quarto colocado e o líder do campeonato, Marc Márquez que sofreu uma queda durante o treino de classificação conseguiu ficar na quinta posição. Já Valentino Rossi, também correndo em casa, esteve em um final de semana bem irregular e não conseguiu ir além de um sétimo lugar na classificação.

 

Corrida

Na largada, Jorge Lorenzo larga bem, Jack Miller se mantém em segundo, Márquez em terceiro e Dovizioso em quarto. Mas na primeira volta, Dovi toma a terceira posição, colocando três motos da Ducati nas três primeiras posições. Ao final da primeira volta, Dovizioso rouba o lugar de Miller e assume a segunda posição.

Na segunda volta, Márquez também ultrapassa Jack Miller e sobe para a terceira posição. Na terceira volta, acaba a festa para Jack Miller que sofre queda e despenca para as últimas posições. Maverick Viñales passa a ocupar a quarta colocação. Dovi parte para cima de Lorenzo.  Não demorou e na mesma volta, Alex Rins ultrapassa Viñales e passa para a quarta posição.

 

Foto: MotoGP / Site / Galeria de Fotos

 

Faltando 23 voltas para terminar, Dovi pressiona Lorenzo na liderança e Márquez encosta nas duas motos da Ducati. Na volta seguinte, Dovizioso ultrapassa Lorenzo e deixa o companheiro de equipe na alça de mira do líder do campeonato, Marc Márquez.  Restando 19 voltas para o final, Alex Rins perde a quarta posição para Cal Crutchlow demonstrando um ótimo rendimento da moto Honda naquele momento.

Restando 17 voltas para o final, Dovizioso aperta o ritmo, faz o melhor tempo e abre uma distância acima de 1 segundo para Jorge Lorenzo. Já o espanhol da Ducati é muito atacado por Marc Márquez. Enquanto isso, Valentino Rossi se mantém congelado na oitava posição, mostrando que definitivamente não é o final de semana da Yamaha.

Faltando 14 voltas para terminar, Lorenzo erra na curva 14 e cede a segunda posição para Marc Márquez. Na volta seguinte, Lorenzo não conformado com a perda da posição, parte para cima de Márquez para recuperar a segunda posição. Restando 11 voltas para terminar, a disputa entre Lorenzo e Márquez esquenta de vez! Lorenzo chega a ultrapassá-lo na curva 8, mas Márquez deu o troco num ótimo “x”.  Na curva seguinte, as duas motos andam lado a lado, mas Márquez permanece a frente.

 

Faltando 10 voltas para o final, Lorenzo faz mais duas novas tentativas de ultrapassagem, mas o espanhol da Ducati espalha na curva 8 e Márquez se mantém firme na segunda posição.  A pressão de Lorenzo sobre Márquez continuava até ele conseguir um bote espetacular na saída da curva 11 e entrada da curva 12 retornando à segunda posição, faltando 9 voltas para o final. O grande duelo da corrida não terminava ali e a pressão mudou de lado, com Marc Márquez de novo em cima de Lorenzo. Duas voltas depois, Lorenzo consegue manter uma certa margem de distância para Márquez.

Há três voltas para o fim, a apreensão toma conta pelo lado da Ducati, já que o ritmo de Dovizioso cai significativamente perdendo 1 segundo de diferença para Jorge Lorenzo. Dovi optou pela combinação de pneu médio na dianteira e traseira.

Entretanto, o ponto de atenção na Ducati mudou de direção quando Lorenzo erra e cai na penúltima volta. Lorenzo tentava apertar o ritmo, na frenagem na curva 8 deixa a frente escapar e surfa até sair da pista. Uma pena para Ducati que deixa escapar a dobradinha.

 

Queda de Jorge Lorenzo na curva 8 na penúltima volta da corrida. Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Na última volta, Dovizioso respira e leva a moto à vitória para o delírio dos quase 97 mil espectadores presentes em Misano. Marc Márquez termina em segundo lugar e com a queda de Lorenzo, Cal Crutchlow herda a terceira posição e completa o pódio no circuito Marco Simoncelli. Valentino Rossi termina a prova apenas na sétima colocação da corrida, em um final de semana para o doutor e a Yamaha esquecerem. A próxima etapa, a 14ª, será em Aragão no próximo dia 23 de setembro.

 

Comemoração de Dovizioso em casa. Foto: MotoGP / Twitter

 

 

Classificação final da  prova

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Classificação da MotoGP

 

 

Foto em destaque: MotoGP / Site / Galeria de Fotos

 

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

370 posts | 2 comments

Comments are closed.