MotoGP: Com queda de Dovizioso, Márquez vence no Japão e conquista o pentacampeonato.

MotoGP: Com queda de Dovizioso, Márquez vence no Japão e conquista o pentacampeonato.

Like
95
0
domingo, 21 outubro 2018
Moto GP

 

Por: Paulo Arnaldo, de São Paulo, SP.

 

Na etapa japonesa desse domingo, por mais uma vez nessa temporada, uma grande luta entre Marc Márquez e Andrea Dovizioso pela vitória da prova. Luta que dura até a penúltima volta, quando Dovizioso tenta recuperar a liderança, mas sofre uma queda. Com a vitória, Márquez conquista o quinto título da MotoGP, sétimo título considerando a categoria 125 e Moto2.  E entra definitivamente no rol dos grandes campeões da motovelocidade.

 

Confira também

Boletim Polimotor da MotoGP – etapa do Japão (em podcast).

 

Corrida

A 16ª etapa da MotoGP, no Japão e circuito de Motegi, define-se o campeão da temporada 2018. Marc Márquez faz a festa em casa, da Honda e celebra o quinto título da MotoGP. Uma temporada que Marc Márquez domina desde o começo e chega a oitava vitória. Com três etapas de antecedência, conquista o título.  Lorenzo desfalca o time da Ducati e se ausenta do GP do Japão para se recuperar de lesão.

Durante todo o final de semana, Dovizioso lutou bastante. No treino de classificação, Andrea Dovizioso chega a fazer a pole position com Marc Márquez alcançando apenas a sexta colocação. Indício de que a Ducati poderia dominar a prova, ainda mais pelas características da pista de Motegi.

Porém, Márquez vai logo para cima na largada. Enquanto Dovizioso consegue manter a liderança, Márquez assume a terceira posição e ao término da primeira volta, o espanhol da Honda ultrapassa Jack Miller para assumir a segunda posição. Nas primeiras voltas, Dovi consegue manter uma margem segura de diferença para Márquez.

Na quinta volta, Cal Crutchlow que estava em terceiro ultrapassa Marc Márquez e assume a segunda volta. Nesse momento, os três primeiros colocados andam mais próximos formando o pelotão. Mas Márquez não demora para reagir, ultrapassa Crutchlow e reassume a segunda posição. Enquanto isso, Dovi aperta o ritmo para tentar aumentar a distância para Marc Márquez e assim prorrogar a conquista de título de Márquez.

 

Foto: MotoGP.com / Galeria de Fotos

 

Após a metade da prova, Márquez ataca Dovi. Na 13ª volta, Márquez ultrapassa Dovi e assume a liderança. A briga segue intensa nas voltas seguintes. Dovi chega a reassumir a liderança logo depois. Os três primeiros permaneceram próximos formando esse pelotão. Há 4 voltas para o fim, Márquez mais uma vez ultrapassa a primeira colocação.

O título do campeonato decide-se em definitivo logo depois na penúltima volta. Dovi força o ritmo na tentativa de reação, erra, sofre queda e abre caminho para o título de Marc Márquez. Com a queda de Dovi, Márquez fica com a vitória, Cal Crutchlow finaliza em segundo e completando o pódio, Alex Rins fecha em terceiro.

 

Momento da queda de Andrea Dovizioso. Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Passagem de Márquez pela linha de chegada e comemoração da equipe Repsol Honda . Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Apesar dos esforços de Dovizioso ao longo de toda a temporada, Márquez foi implacável nas disputas com o italiano da Ducati nos finais de corridas. Alguns confrontos na pista entre Márquez e Dovizioso marcaram boa parte das corridas.

 

Classificação final da prova

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Foto: MotoGP / Twitter / Reprodução

 

Classificação atualizada do campeonato

Com  a conquista do título de Márquez, as atenções se voltam pela briga pelo vice campeonato da MotoGP que segue acesa entre Andrea Dovizioso e Valentino Rossi. Confira a classificação atualizada abaixo.

1 – Marc Márquez – 296 pontos
2 – Andrea Dovizioso – 194 pontos
3 – Valentino Rossi – 185 pontos
4 – Maverick Viñales – 155 pontos
5 – Cal Crutchlow – 148 pontos

 

Próxima corrida

A próxima etapa da MotoGP será na próxima semana, domingo, dia 28/10, em Philip Island.

 

Foto: MotoGP.au / Site

 

Foto em destaque: Repsol Honda Team / Twitter

 

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

370 posts | 2 comments

Comments are closed.