MotoGP: A sensacional corrida na Catedral da motovelocidade e vitória de Márquez

MotoGP: A sensacional corrida na Catedral da motovelocidade e vitória de Márquez

Like
48
0
domingo, 01 julho 2018
Moto GP

Por: Paulo Arnaldo, de São Paulo

 

Não é exagero afirmar que foi a melhor corrida da atual temporada da MotoGP e uma das melhores dos últimos tempos! Uma corrida que teve mais de 100 ultrapassagens, ritmo alucinante e adrenalina ao máximo durante toda a corrida. Só podia acontecer na Catedral da motovelocidade, no tradicional circuito de Assen na Holanda.

A corrida desse domingo contou com 105 mil espectadores e um show garantido pelos pilotos na pista. Márquez largou da pole position e fez uma escolha escolha diferente no composto de pneus dessa vez. O espanhol da equipe Repsol Honda não repetiu a sua tendência desta temporada, de “calçar” pneu de composto mais duro na traseira, e fez a opção inversa, de colocar o composto mais macio na traseira para a corrida deste domingo. Ao longo da prova, Márquez precisaria poupar esse pneu para resistir até o final com um bom desempenho.  E digamos que foi a escolha chave para conquistar essa vitória, a sua quarta da atual temporada e liderança mais que absoluta.

 

Foto: MotoGP / Site / Galeria de Fotos

 

Desde a primeira volta, as trocas por posições e ultrapassagens foram constantes. Lorenzo em uma grandíssima fase assumiu a liderança e passou por 12 voltas na primeira posição. Enquanto isso, Dovizioso foi evoluindo e logo chegou para essa disputa pela primeira posição com Jorge Lorenzo. Márquez teve um contratempo com Alex Rins, piloto espanhol da Suzuki que fez uma grande corrida neste domingo. Em uma das disputas, Márquez teve que salvar uma queda eminente. Logo depois, Márquez pagou na mesma moeda e “jogou” Rins para fora da pista numa disputa posterior. Outro que teve um contratempo foi o Valentino Rossi com Jorge Lorenzo que chegou a bater na traseira do piloto espanhol da Ducati. Por sorte, os dois pilotos seguiram normalmente.

 

Alex Rins da equipe Suzuki em ação na pista de Assen. Foto: MotoGP / Site / Galeria de Fotos.

 

Lá pela décima quarta volta, Lorenzo e Dovizioso se alternaram pela liderança da prova. Outro que crescia na prova era Maverick Viñales que se aproximava do pelotão da frente. Por outro lado, Rossi flutuava entre a quarta e quinta posições, depois de estar na segunda colocação nas voltas iniciais. Viñales chegou a assumir a liderança da prova na 19ª volta para dar esperanças a equipe Yamaha que já sofre um ano de jejum sem vitória. Rossi também de Yamaha teve uma aparição rápida na liderança na 21ª volta. Mas Márquez, a partir da 22ª volta retomou a liderança para não perdê-la mais. Nas três últimas voltas, Márquez chegou a abrir vantagem para o pelotão que brigava pela segunda posição. Restaram a Valentino Rossi, Andrea Dovizioso,  Maverick Viñales e Alex Rins na briga pelas outras duas posições do pódio. E essa briga esquentou!

Nas últimas curvas, Maverick Viñales estava na segunda posição, mas não resistiu ao último ataque de Alex Rins que de maneira brilhante conquistou a segunda posição. Viñales completou o pódio com Andrea Dovizioso na quarta colocação e Valentino Rossi na quinta posição. Muita comemoração no boxe de da Suzuki pela segunda posição de Alex Rins. E Márquez superou as adversidades da prova para conquistar mais uma grande vitória na temporada e se consolidar ainda mais na liderança do campeonato. Jorge Lorenzo que tentava o hat-trick terminou apenas na sétima posição.

 

Chegada e vitória de Marc Márquez. Reprodução: MotoGP / Twitter

 

Os três pilotos que chegaram ao pódio da etapa holandesa. Foto: MotoGP / Facebook.

 

Comemoração de Márquez. Foto: TT Circuit Assen / Twitter.

 

Confira a classificação atualizada do campeonato:

Reprodução: MotoGP / Twitter

 

Foto em destaque: MotoGP / Site / Galeria de fotos

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

314 posts | 2 comments

Comments are closed.