Lewis Hamilton encerra a temporada 2018 vencendo em Abu Dhabi

Lewis Hamilton encerra a temporada 2018 vencendo em Abu Dhabi

Like
111
0
terça-feira, 27 novembro 2018
Automobilismo

Por : Luiz Máximo, de São Paulo

Lewis Hamilton, piloto britânico pentacampeão mundial de Fórmula 1, voltou a brilhar neste domingo, fechando mais uma grande temporada em sua carreira. Após fazer sua 83ª pole position, Hamilton conquistou seu 11º pódio na temporada — e o 73º na carreira — consolidando o título já garantido no GP do México.

Sebastian Vettel, da Ferrari, e Max Verstappen, da Red Bull, completaram a lista dos três primeiros no pódio. Daniel Ricciardo, que liderou a prova por 16 voltas, foi o quarto colocado. O australiano apostou em uma estratégia em que retardou a ida aos boxes pelo maior tempo possível, mas não conseguiu descontar a vantagem para os rivais e superá-los. Valtteri Bottas, terminou em quinto, após ficar sem ritmo de corrida na segunda parte da prova por conta do excessivo desgaste de pneus.

Carlos Sainz (Renault), Charles Leclerc (Sauber), Sergio Pérez (Force India), Romain Grosjean (Haas) e Kevin Magnussen (Haas) também terminaram a prova na zona de pontuação

Lewis Hamilton, vencedor em Abu Dhabi e também campeão, não poupou elogios a Vettel. FOTO: Fórmula 1 Twitter Oficial

Após a corrida, Hamilton e Vettel concederam entrevistas lado a lado e não faltaram elogios. “Tem sido uma verdadeira honra e um privilégio correr contra Sebastian. Eu sei que ele voltará mais forte ano que vem”, disse o piloto britânico.

“Ele é o campeão e merece ser o campeão. Vamos tentar voltar mais forte para dar a ele uma corrida no próximo ano”, respondeu Vettel.

Um forte incidente aconteceu logo na primeira volta da corrida. Nico Hulkenberg (Renault) disputava posição com Romain Grosjean (Haas) quando os dois pilotos se chocaram, e  o carro do alemão capotou. Hulkenberg não sofreu qualquer tipo de contusão, e Grosjean seguiu na corrida, terminando na zona de pontos. Kimi Raikkonen, Marcus Ericsson, Esteban Ocon e Pierre Gasly não terminaram a prova.

O circuito de Abu Dhabi é um dos mais pomposos da F1 – Foto: Mercedes Twitter Oficial

A corrida também, foi marcada por uma série de despedidas. Fernando Alonso, piloto espanhol, encerrou uma passagem de quase duas décadas pela Fórmula 1. Outro que se despediu foi Kimi Raikkonen pela Ferrari, o finlandês abandonou por problemas técnicos logo no começo da prova. Ele trocará de lugar com Charles Leclerc na Sauber na próxima temporada. Já Daniel Ricciardo correu pela última vez em um carro da Red Bull, sua equipe desde 2014. O australiano defenderá a Renault na próxima temporada.

Lewis Hamilton conquistou seu quarto título consecutivo e o quinto na carreira, com 408 pontos, recorde na história da categoria. Em seguida, ficaram Sebastian Vettel (320), Kimi Raikkonen (251), Max Verstappen (249) e Valtteri Bottas (247).

O britânico Hamilton,, em cima de sua Mercedes, comemora o  5 título na F1. Foto: Twitter Oficial da F1

A Mercedes foi campeã de Construtores com 655 pontos. A Ferrari, vice-campeã, somou 571, seguida pela Red Bull com 419 e a Renault com 122.

A Fórmula 1 volta no dia 17 de março de 2019 com o Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne.

Confira a classificação final do GP de Abu Dhabi:

1º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), em 1h39min40s382

2º – Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 2s581

3º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 12s706

4º – Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a 15s379

5º – Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 47s957

6º – Carlos Sainz Jr. (ESP/Renault), a 72s548

7º – Charles Leclerc (MON/Sauber), a 90s789

8º – Sergio Pérez (MEX/Force India), a 91s275

9º – Romain Grosjean (FRA/Ferrari), a 1 volta

10º – Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 1 volta

11º – Fernando Alonso (ESP/McLaren), a 1 volta

12º – Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso), a 1 volta

13º – Lance Stroll (CAN/Williams), a 1 volta

14º – Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren), a 1 volta

15º – Sergey Sirotkin (RUS/Williams), a 1 volta

Não completaram a prova:

Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

Marcus Ericsson (SUE/Sauber)

Nico Hülkenberg (ALE/Renault)

Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso)

Esteban Ocon (FRA/Force India)

Foto em destaque: Twitter Oficial da Fórmula 1

Luiz Máximo Moreno Morelo

Luiz Máximo Moreno Morelo

259 posts | 0 comments

Comments are closed.