Fraga e Casagrande vencem as baterias da Stock em Curvelo

Fraga e Casagrande vencem as baterias da Stock em Curvelo

1
234
0
segunda-feira, 24 julho 2017
Stock Car

No novíssimo Circuito dos Cristais de Curvelo a cerca de 164km de Belo Horizonte em Minas Gerais, aconteceu a sexta etapa do campeonato da Stock Car da temporada 2017. Felipe Fraga, cada vez mais se consolidando como um dos grandes do automobilismo nacional, venceu a primeira bateria após largar da pole position. Já o dono da segunda bateria foi Gabriel Casagrande, que conquistou a sua primeira vitória na categoria principal do automobilismo brasileiro.

 

Primeira bateria

Largando na primeira posição, Felipe Fraga só teve que controlar a vantagem diante do segundo Daniel Serra para vencer mais uma vez na Stock. Numa largada sem grandes sustos, Fraga manteve a liderança com um carro extremamente equilibrado. No serviço de boxes Daniel Serra contou com um trabalho melhor vindo de sua equipe (Eurofarma RC) mas a vantagem de Fraga para os demais era boa o suficiente para que o jovem piloto disparasse na frente para vencer a prova.

Daniel Serra, sem sucesso em sua perseguição ao líder se preocupou mais em manter a vice-liderança da prova até o fim, o que deu certo. Já a terceira posição foi a mais atrativa na disputa em pista, com Ricardo Maurício e Ricardo Zonta lutando até o fim pelo posto mais elevado, sendo conquistado por Maurício, após ultrapassar Zonta perto do fim da última volta. Max Wilson fechou o top 5.

Felipe Fraga comandou a vitória na primeira bateria. Foto: Vicar / Stock Car Brasil / Site / Divulgação.

Segunda bateria

Com o grid invertido, se invertem também os protagonistas. E quem deu as caras desta vez foi Gabriel Casagrande, décimo colocado na primeira bateria. Com a vantagem de sair na frente na corrida final do dia, o piloto da Vogel manteve a ponta enquanto Thiago Camilo se preocupava em ultrapassar Rafael Suzuki, o que aconteceu logo no início da bateria.

Com um bom trabalho de equipe no carro de Casagrande, a Vogel Motorsport viu seu piloto vencer pela primeira vez na categoria e exorcizar antigos fantasmas de abandono em boas condições. Thiago Camilo por sua vez teve um pit stop lento, o que minou qualquer chance de vitória. Mesmo assim Camilo alcançou o segundo posto e segue firme na briga pelo título de 2017. Átila Abreu foi o terceiro, com Felipe Fraga (grande nome do fim de semana) em quarto e Rafael Suzuki em quinto.

Gabriel Casagrande venceu a segunda bateria. Foto: Vicar / Stock Car Brasil / Site / Divulgação.

Recorde

Embora Casagrande tenha concentrado holofotes sobre sua primeira vitória na categoria, Felipe Fraga foi o grande nome do fim de semana. Além da pole conquistada nos treinos para a primeira bateria, o jovem piloto de 22 anos venceu a primeira corrida de Curvelo e ainda conquistou uma ótima quarta posição na segunda bateria, caracterizando assim o melhor desempenho de um piloto num mesmo fim de semana no sistema de duas provas, conquistando nada menos que 44 pontos na somatória das duas corridas. É o segundo recorde relevante de Fraga, que já havia conquistado o posto de piloto mais jovem a levantar o campeonato da Stock Car, na ocasião superando Giuliano Losacco.

 

Classificação

Com o encerramento das atividades em Curvelo, Daniel Serra é líder do certame e mantém a boa fase após vencer as 24 horas de Le Mans deste ano em sua categoria. O paulistano tem 178 pontos, contra 157 de Thiago Camilo e 148 de Max Wilson. Demonstrando enorme regularidade mas ainda sem vencer na temporada, Átila Abreu é quarto com 136 pontos, seguido de Ricardo Maurício com 129. Felipe Fraga é sexto e agora com 123 pontos volta a sonhar com o título. Rubens Barrichello segue na cola com 121 pontos, contra 115 de Cacá Bueno e 106 de Marcos Gomes, fechando a lista dos pilotos que já ultrapassaram os 100 pontos.

A sequência do campeonato será no Velo Cittá, moderno circuito em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Será a sétima etapa e o início da segunda metade da temporada, que ainda terá corridas em Londrina, Buenos Aires, Tarumã, Goiânia e Interlagos.

 

Foto de capa: Vicar / Stock Car Brasil / Site / Divulgação

 

Redator da matéria: Danilo Dias, de São Paulo.

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

301 posts | 2 comments