Fórmula 1: Corrida maluca no GP do Azerbaijão

Fórmula 1: Corrida maluca no GP do Azerbaijão

Like
180
0
domingo, 29 abril 2018
Automobilismo

Por: Lucas Rodrigues, de São Paulo.

 

Neste fim de semana, a sorte brilhou para Lewis Hamilton. O britânico não conseguiu superar Vettel nos treinos e em boa parte da corrida, mas como mágica assumiu a ponta já no fim do GP e finalmente encerrou a série negativa de sete corridas sem vencer.

O GP de Baku, como todos nós já sabemos sempre traz grandes emoções e dessa vez não foi diferente. Logo no inicio, na curva três houve o primeiro toque no grupo da frente. No fim da reta após a curva dois, Kimi Räikkönen foi por dentro e Steban Ocon não abriu a porta. Pior para o piloto da Force Índia que parou no muro e foi preciso abandonar a corrida.

No meio dessa bagunça ainda teve um toque triplo entre Fernando Alonso, Sergey Sirotkin e Nico Hülkenberg, também na reta para a curva três. O toque nos três carros se deu quando estavam alinhados e buscando espaço para ultrapassagens até que o toque acabou sendo inevitável. Quem levou a pior nessa disputa foram os pilotos da Williams e da Renault que precisaram abandonar a prova.

Mas o que marcou essa prova foi a disputa em boa parte da corrida entre a dupla da RBR, Max Verstappen e Daniel Ricciardo. A disputa acirrada começou logo no início, em um toque entre os dois na curva um,  quando o garoto holandês quase colou seu companheiro de equipe no muro. Após inúmeras tentativas de ultrapassagens, na volta de número 40, aconteceu o “desastre”. Daniel aproveitou o vácuo na enorme reta e tentou uma manobra para ultrapassar Verstappen, mas o garoto prodígio da Red Bull fechou a porta e a batida de Ricciardo na traseira de Verstappen foi inevitável. Ambos abandonaram a corrida e mais uma vez o Safety Car foi acionado.

Acidente entre Daniel Ricciardo e Max Verstappen. Fonte – Twitter Oficial F1

A entrada do Safety Car após a batida dos carros da equipe Red Bull foi fundamental para a Mercedes. A equipe das flechas de prata fez uma ótima estratégia e conseguiu manter Valtteri Bottas na liderança, à frente de Vettel, seguido por Lewis Hamilton e Kimi Räikkönen. Após tudo conspirar contra Kimi, o finlandês conseguiu voltar ao grupo da frente.

E Romain Grosjean? Hummm! O primeiro, o piloto francês da Haas conseguiu bater o carro tentando aquecer os pneus enquanto o Safety Car ainda estava na pista. Mas quem se destacou na prova, positivamente, foi o piloto suíço Charles Leclerc que fez a corrida dos sonhos a bordo da Sauber. Ele conseguiu um ótimo e surpreendente sexto lugar. E foi considerado o melhor piloto da corrida.

 

Leclerc conquistando o sexo lugar com a Sauber. Fonte – Twitter Oficial da F1.

Esse GP de Baku é sempre cheios de surpresas! Na relargada, Bottas disparou e Vettel, que estava pressionado por Hamilton, tentou uma manobra de tudo ou nada logo na primeira curva. Só que o alemão da Ferrari saiu com o nada! Vettel brecou muito em cima da curva, fritou demais os pneus, perdeu aderência, quase parou fora da pista e perdeu posições para Hamilton e Räikkönen.  Péssimo fim de prova para o tetracampeão, que ainda foi ultrapassado por Sergio Perez da Force India.

Vettel tentando manobra para assumir a ponta após a relargada. Fonte – Twitter Oficial F1.

A partir dali, a sorte começou a sorrir para Lewis Hamilton. Bottas que liderava o GP, pegou um detrito na reta principal que acabou ocasionando o furou no pneu. A vitória merecida, pelo que o finlandês da Mercedes fez na corrida definitivamente escapou. Com isso, Hamilton que fazia uma corrida sem muito brilho, assumiu a liderança rumo a vitória. Seguindo o inglês, Räikkönen terminou na segunda colocação e completando o pódio, Sergio Perez finalizou numa ótima terceira posição.

Momento em que Bottas abandona a prova e Hamilton assume a ponta. Fonte – Twitter Oficial F1.

 

Após o GP de Baku, Hamilton assumiu a liderança. E a classificação da temporada ficou assim:

Classificação do Campeonato da F1 de 2018. Fonte – Twitter Oficial F1.

 

Foto em destaque: Twitter Oficial da F1.

Lucas Rodrigues

Lucas Rodrigues

45 posts | 0 comments

Comments are closed.