Filipe Toledo e Silvana Lima vencem etapa do mundial de surfe

Filipe Toledo e Silvana Lima vencem etapa do mundial de surfe

Like
376
0
quarta-feira, 20 setembro 2017
Surf

Na última sexta-feira (15), o Brasil alcançou duas grandes vitórias durante a oitava etapa do circuito mundial de surfe, em Trestles, nos EUA. A brasileira Silvana Lima, após vencer no feminino, viu seu compatriota Filipe Toledo, local de Ubatuba (SP), conquistar também o título da etapa em cima do atual líder, o sul-africano Jordy Smith.

Com o placar de 15,67 a 9,33, Filipinho garantiu seu segundo título na temporada e encerrou o jejum canarinho nas águas do tio Sam. Mesmo utilizando pequenas ondas, o brasileiro abusou de toda a sua técnica para se manter com a pontuação bem a frente logo no início da final. Já Smith esteve buscando sempre por ondas grandes, algo que, de certa forma, acabou prejudicando o surfista.

Além do ótimo desempenho, o ubatubense levou o público ao delírio com a execução de uma manobra inédita do brasileiro, na qual um de seus pés é retirado da prancha para chutar o ar, literalmente. Para Smith, no entanto, “o mar não estava para surfe” e o sul-africano só foi pegar sua primeira boa onda na metade da bateria final.

Ainda assim, Jordy Smith teve chance de levar a etapa, já que havia feito a melhor nota da final, precisando apenas de 6,67 pontos para ultrapassar Filipinho, com 15,67. Contudo, a tão esperada boa onda não apareceu e, por isso, o surfista brasileiro se sagrou campeão de Trestles com vantagem de sobra nos pontos.

Apesar da derrota, Jordy Smith permanece na liderança do circuito, com 45,850 pontos. A vitória de Filipe Toledo o fez subir duas posições, ocupando o sétimo lugar com 34,450 pontos.

Nas mulheres, a brasileira Silvana Lima derrotou a adversária australiana Keely Andrew na final e, após sete anos, voltou a vencer uma etapa no circuito mundial. A última vitória havia sido no Peru, em 2010. De lá pra cá, uma série de lesões fez com que a cearense de 32 anos caísse de rendimento e perdesse até patrocínios. Após vencer, Silvana subiu para a décima terceira posição, com 23,600 pontos.

A próxima etapa masculina do WCT acontece na França, entre os dias 3 e 14 de outubro. Já a próxima etapa feminina ocorre em Portugal, de 21 de setembro a 1º de outubro.

 

Foto de capa: Steve Sherman / WSL

 

Redator da matéria: Rafael Lardieri, de Santo André.

Rafael Lardieri

Rafael Lardieri

58 posts | 0 comments