Fase final da Liga Mundial começa a ser disputada no próximo dia 4, em Curitiba

Fase final da Liga Mundial começa a ser disputada no próximo dia 4, em Curitiba

2
520
1
quarta-feira, 28 junho 2017
Liga Mundial

A fase final da Liga Mundial de Vôlei 2017 terá início no próximo dia 4, em Curitiba. O cenário da etapa decisiva da competição será a Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR. Estão na derradeira fase, além do Brasil, que tenta o décimo título da competição, Canadá, Rússia, Sérvia, França e Estados Unidos.

Brasil superou o Canadá na primeira fase da Liga Mundial – Divulgação/FIVB

Os três primeiros formam o grupo J da Liga e jogam entre si, nos dias 4, 5 e 6. Os dois melhores avançarão às semifinais (disputadas no dia 7). O mesmo acontecerá com os três últimos países, integrantes do grupo K. A decisão do torneio ocorrerá no sábado, dia 8.

Campanha dos finalistas

Brasil – A equipe do técnico Renan Dal Zotto tenta o primeiro título após a saída do multicampeão Bernardinho. Para a etapa final, o treinador não terá o oposto Evandro (trombose no antebraço direito) e o ponteiro Lipe (estiramento na panturrilha), cortados na última semana. Na fase de classificação do torneio, dividida em três etapas, o Brasil teve a segunda melhor campanha, atrás apenas da França. Teve seis vitórias (Irã, Itália, Canadá,
Polônia, Bulgária e Sérvia) e três derrotas (Polônia, Bulgária e Argentina).

Canadá – Teve a quinta melhor campanha da etapa inicial, com cinco vitórias (Bélgica – 2 vezes, Estados Unidos, Bulgária e Itália) e quatro derrotas (Sérvia, Brasil, Polônia e França).

Rússia – Dona da quarta marca na fase de classificação (também cinco vitórias e quatro derrotas), trinfou diante de Argentina, Itália, Polônia, Estados Unidos e Irã. Foi superada por França (2 vezes), Bulgária e Estados Unidos.

França – dona da melhor campanha na fase classificatória desta edição da Liga Mundial. Das 9 partidas disputadas, perdeu apenas da eliminada Itália.

França, de azul, perdeu apenas uma partida na etapa classificatória do torneio – Divulgação/FIVB

Estados Unidos – sexto colocado na primeira etapa da competição, bateu Itália, Rússia, Irã e Polônia. Os norte-americanos foram superados por Sérvia, Canadá, Bélgica, França, Rússia.

Sérvia – Os atuais campeões da Liga chegaram às finais passando por Estados Unidos, Canadá, Irã, Bélgica e Argentina (2 vezes). Perderam para Bélgica, Bulgária e Brasil e terminaram em terceiro lugar.

Vôlei em estádio de futebol

Esta será a segunda vez que a Arena da Baixada terá uma quadra de vôlei em seu espaço central. A primeira partida da modalidade no local foi disputada em 2016 – um amistoso entre Brasil e Portugal, em comemoração ao ouro olímpico no Rio de Janeiro.

Para a fase final da Liga Mundial, o projeto desenvolvido privilegia o ângulo de visão do público. Tanto nas cadeiras alocadas na estrutura montada no campo como no anel superior das arquibancadas já existentes no estádio, haverá perfeita visão da quadra de jogo, montada no centro do gramado.

Com a estrutura provisória, a capacidade da Arena chega a 28 mil lugares.

*Na imagem destacada, estrutura montada para receber os jogos da fase final da Liga Mundial na Arena da Baixada – Divulgação/FIVB

Leonardo Guandeline

Leonardo Guandeline

78 posts | 7 comments