Especial Guia de Copa da Rússia 2018: Raio-X do Grupo H – Polônia, Senegal, Japão e Colômbia

Especial Guia de Copa da Rússia 2018: Raio-X do Grupo H – Polônia, Senegal, Japão e Colômbia

Like
59
0
domingo, 10 junho 2018
Copa do Mundo FIFA

Por: Yan Arvani, de Diadema, SP.

 

O último grupo da Copa do Mundo Rússia 2018 é um dos mais equilibrados do torneio. Sem a presença de um campeão mundial no grupo, as duas vagas para as Oitavas de Final do torneio não têm favoritos. A Colômbia, que foi bem no mundial do Brasil em 2014, chega em um momento pior do que há quatro anos atrás e a Polônia do craque Lewandowski pode surpreender neste mundial.

Confira abaixo um pouco mais sobre cada seleção deste grupo.

 

Polônia

A Seleção Polonesa foi líder do grupo E das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo. Em 10 jogos somou 8 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrotas, marcando 28 gols e sofrendo 14 gols. Robert Lewandowski foi o grande artilheiro, marcando 16 dos 28 gols da Seleção Polonesa.

Disputando pela oitava vez um mundial, a Polônia tem como melhor resultado o terceiro lugar na Copa de 1974 e em 1982 e desde 2006 não se classificava para uma Copa do Mundo. O treinador Adam Nawalka tem como principal arma contra os adversários, o maior artilheiro da história da seleção, Roberto Lewandowski.

Antes da Copa do Mundo, a Polônia enfrentou o Chile (08/06) e empatou em 2 a 2. E enfrentará a Lituânia nessa terça-feira (12/06).

 

Confira a lista dos 23 convocados da Polônia:

Goleiros – Bartosz Bialkowski (Ipswich Town), Lukasz Fabianski (Swansea), Wojciech Szczesny (Juventus).

Zagueiros – Jan Bednarek (Southampton), Bartosz Bereszynski (Sampdoria), Thiago Cionek (SPAL), Kamil Glik (Monaco), Artur Jedrzejczyk (Legia Varsóvia), Michal Pazdan (Legia Varsóvia), Lukasz Piszczek (Borussia Dortmund).

Meio-campistas – Jakub Blaszczykowski (Wolfsburg), Jacek Goralski (Ludogorets), Kamil Grosicki (Hull City), Grzegorz Krychowiak (West Bromwich Albion), Rafal Kurzawa (Gornik Zabrze), Karol Linetty (Sampdoria), Slawomir Peszko (Lechia Gdansk), Maciej Rybus (Lokomotiv Moscou), Piotr Zielinski (Napoli).

Atacantes – Dawid Kownacki (Sampdoria), Robert Lewandowski (Bayern de Munique), Arkadiusz Milik (Napoli), Lukasz Teodorczyk (Anderlecht).

Foto: Associação Polonesa de Futebol / Site – pzpn.pl

 

Senegal

Participando da segunda Copa do Mundo da sua história, até hoje é lembrada por surpreender o mundo em 2002, quando eliminou a então campeã França e se classificou para as Oitavas de Final daquele mundial. A Seleção Senegalesa se classificou como líder do grupo D das eliminatórias africanas, eliminando a África do Sul além de Burkina Faso e Cabo Verde.

O treinador Aliou Cissé tem Sadio Mané como principal jogador desta seleção. O atacante do Liverpool vive ótima fase, e quer ajudar a sua seleção a chegar novamente na segunda fase da Copa do Mundo.

No amistoso contra Luxemburgo, empatou em 0 a 0. Antes da estreia na Copa, Senegal enfrentou a Croácia (08/06), onde foi derrotada por 2 a 1 e a Coréia do Sul (11/06).

 

Confira a lista dos 23 convocados de Senegal:

Goleiros: Abdoulaye Diallo (Rennes), Alfred Gomis (SPAL) e Khadim N’Diaye (Horoya)

Defensores: Kalidou Koulibaly (Napoli), Kara Mbodji (Anderlecht), Lamine Gassama (Alanyaspor), Moussa Wagué (Eupen), Youssouf Sabaly (Bordeaux), Saliou Ciss (Valenciennes) e Salif Sané (Hannover).

Meio-campistas: Badou Ndiaye (Stoke City), Cheikh N’Doye (Birmingham), Cheikhou Kouyaté (West Ham), Alfred N’Diaye (Wolverhampton) e Idrissa Gueye (Everton).

Atacantes: M’Baye Niang (Torino), Diafra Sakho (Rennes), Moussa Konaté (Amiens), Ismaïla Sarr (Rennes), Keita Baldé (Monaco), Mame Biram Diouf (Stoke City), Moussa Sow (Bursaspor) e Sadio Mané (Liverpool).

 

Foto: Futebol Senegal / Site – fsf.sn

 

Japão

Disputando a sexta Copa do Mundo da sua história, a Seleção Japonesa quer apagar o que foi feito no Brasil em 2014, quando foi eliminada ainda na primeira fase da competição. Se classificou para o mundial liderando o grupo B das eliminatórias asiáticas, em um grupo que tinha Austrália, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Iraque e Tailândia.

O técnico Akira Nishino assumiu o comando da Seleção Japonesa há pouco mais de dois meses, após a demissão do técnico bósnio Vahid Halilhodzic. Apostando na experiência, Nishino deixou de fora jogadores que se destacaram na última temporada como Shoya Nakajima (Portimonense-POR), Ritsu Doan (Groningen-HOL) e Ryota Morioka (Anderlecht-BEL) que foi o japonês que mais marcou marcou gols (14) e deu assistências (13) na temporada europeia. Os experientes Honda, Kagawa e Ozaki foram os escolhidos.

Na estreia de Nishino no comando, derrota por 2 a 0 para Gana. Antes da Copa, o Japão enfrentou a Suíça (08/06) onde foi derrotada por 2 a 0 e enfrentará o Paraguai nesta terça-feira (12/06).

 

Confira a lista dos 23 convocados do Japão:

Goleiros: Eiji Kawashima (Metz-FRA), Masaaki Higashiguchi (Gamba Osaka) e Kosuke Nakamura (Kashiwa Reysol)

Defensores: Yuto Nagatomo (Galatasaray-TUR), Tomoaki Makino (Urawa Red Diamonds), Maya Yoshida (Southampton-ING), Hiroki Sakai (Olympique de Marselle-FRA), Gotoku Sakai (Hamburgo-ALE), Gen Shoji (Kashima Antlers), Wataru Endo (Urawa Red Diamonds) e Naomichi Ueda (Kashima Antlers)

Meio-campistas: Makoto Hasebe (Eintracht Frankfurt-ALE), Keisuke Honda (Pachuca-MEX), Takashi Inui (Eibar-ESP), Shinji Kagawa (Borussia Dortmund-ALE), Hotaru Yamaguchi (Cerezo Osaka), Genki Haraguchi (Herta Berlin-ALE), Takashi Usami (Augsburg-ALE) e Gaku Shibasaki (Getafe-ESP)

Atacantes: Shinji Okazaki (Leicester City-ING), Yuya Osako (Köln-ALE), Yoshinori Muto (Mainz-ALE) e Takuma Asano (Stuttgart-ALE)

 

Foto: Associação Japonesa de Futebol – JFA / Site – JFA.jp

 

Colômbia

Após a melhor participação da história em Copa do Mundo (Quartas de Final), a Colômbia vai a Rússia em busca de igual o feito conseguido na Copa de 2014. Nas eliminatórias sul-americanas, os colombianos terminaram na quarta posição, a um ponto somente de ficar de fora da Copa do Mundo de 2018.

José Pekerman, treinador da Seleção Colombiana desde 2012, tem um elenco experiente como James Rodriguez e Falcão Garcia, que não pode disputar a Copa do Mundo de 2014 por conta de uma lesão grave, sofrida as vésperas da Copa.

No amistoso contra a Austrália empatou em 0 a 0 e contra o Egito também empatou por 0 a 0.

 

Confira a lista dos 23 convocados do Japão:

Foto: Federação Colombiana de Futebol / Twitter do FCFSeleccionCol

Goleiros: José Fernando Cuadrado (Once Caldas-COL), David Ospina (Arsenal-ING) e Camilo Vargas (Deportivo Cali-COL)

Defensores: Santiago Arias (PSV-HOL), Frank Fabra (Boca Juniors-ARG), Yerry Mina (Barcelona-ESP), Johan Mojica (Girona-ESP), Óscar Murillo (Pachuca-MEX), Dávinson Sánchez (Tottenham-ING) e Cristian Zapata (Milan-ITA)

Meio-campistas: Abel Aguilar (Deportivo Cali-COL), Wilmar Barrios (Boca Juniors-ARG), Juan Cuadrado (Juventus-ITA), Jefferson Lerma (Levante-ESP), Juan Quintero (River Plate-ARG), James Rodríguez (Bayern München-ALE), Carlos Sánchez (Espanyol-ESP) e Mateus Uribe (Amética-MEX)

Atacantes: Miguel Borja (Palmeiras), Carlos Bacca (Villarreal-ESP), Falcao García (Monaco-FRA), José Izquierdo (Brighthon-ING), Luis Muriel (Sevilla-ESP)

 

Tabela de Jogos do Grupo H

1ª rodada

Colômbia X Japão – 19/06 – Terça-Feira – 9h – Arena Mordovia

Polônia X Senegal – 19/06 – Terça-Feira – 12h – Otkrytiye Arena

2ª rodada

Japão X Senegal – 24/06 – Domingo – 12h – Ekaterinburg Arena

Polônia X Colômbia – 24/06 – Domingo  – 15h – Kazan Arena

3ª rodada

Senegal X Colômbia – 28/06 – Quinta-Feira – 11h – Estádio de Samara

Japão X Polônia – 28/06 – 11h – Quinta-Feira  – Arena Volgogrado

 

 

Foto em destaque: FIFA 2018 World Cup / Tourist Portal / Sessão Estádio

Yan Arvani

Yan Arvani

11 posts | 0 comments

Comments are closed.