Especial Guia da Copa da Russia 2018 – Raio X do Grupo G – Bélgica, Panamá, Inglaterra e Tunísia

Especial Guia da Copa da Russia 2018 – Raio X do Grupo G – Bélgica, Panamá, Inglaterra e Tunísia

Like
210
0
domingo, 10 junho 2018
Copa do Mundo FIFA

Por: Ivan Marconato, de São Paulo

 

Quando o grupo G da Copa do Mundo da Rússia foi sorteado, uma divisão básica ficou bem clara. De antemão, os poderosos europeus Inglaterra e Bélgica, já saem com o teórico título de favoritos à frente, contra os azarões, Panamá e Tunísia. Todavia é importante ressaltar que surpresas podem acontecer, num grupo em que os europeus entram com a tradição, e os centro-americanos e africanos vão apostar no quesito habilidade e velocidade para tentar surpreender as seleções do velho continente.  As partidas do Grupo G da Copa do mundo começam a ser disputadas na segunda-feira, dia 18 de junho na cidade de Sochi, e terá o fechamento no dia 28 do mesmo mês em Kallinigrado. Das seis partidas que formam o grupo, todas serão realizadas em diferentes cidades. x de cada seleção.

 

Bélgica

A seleção Belga de futebol terá na Rússia em 2018 a sua 12 participações em Copas.  O time europeu ficou com a melhor campanha em Copas no Mundial do México, em 1986, chegando às semifinais. A Seleção da Bélgica participou do Grupo H das Eliminatórias europeias. Na fase classificatória para a Copa da Rússia, os belgas obtiveram nove vitórias e um empate em dez jogos disputados. Foram 28 pontos conquistados, 43 gols marcados e apenas seis sofridos.

O time Belga, que será cabeça de chave na Copa, será comandado pelo técnico Roberto Martínez, que, assim como a seleção, é uma promessa. Martínez é um jovem treinador espanhol que teve boas temporadas no Wigan e no Everton, ambos da Inglaterra, e substituiu Marc Wilmots no comando da seleção depois da Eurocopa.

O destaque da equipe está no seu setor ofensivo, por conta do camisa 10 da equipe Eden Hazard. O atacante de 27 anos, já atuou na Copa do Brasil, em 2014 e usa a sua experiência adquirida no Lille, clube onde conquistou o Campeonato Francês (2010/11), Copa da França (2010/11) e também no Chelsea, vencendo a Liga Europa (2012/13), Campeonato Inglês (2014/15, 2016/17), Copa da Liga Inglesa (2014/15) para levar a Bélgica a uma melhor colocação nas histórias das copas.

Amistosos preparatórios para Copa: Bélgica 0 X 0 Portugal (02/06) , Bélgica 3 X 0 Egito (06/06) e Bélgica X Costa Rica nesta segunda-feira (11/06).

Foto: Associação Royal Belga de Futebol / Site – belgianfootball.be

 

Veja a seguir a lista de convocados do técnico Roberto Martinez, da Bélgica

  • Goleiros: Tribal Couros, Simon Mignone, Koen Casteels  e Matz Sels.
  • Defensores: Toby Alderweireld (Tottenham-ING), Laurent Ciman (Los Angeles FC-EUA), Leander Dendoncker (Anderlecht), Christian Kabasele (Watford-ING), Vincent Kompany (Manchester City-ING), Thomas Meunier (Paris Saint-Germain-FRA), Jordan Lukaku (Lazio-ITA), Thomas Vermaelen (Barcelona-ESP) e Jan Vertonghen (Tottenham-ING)
  • Meio-campistas: Yannick Carrasco (Dalian Aerbin-CHN), Nacer Chadli (West Bromwich-ING), Moussa Dembélé (Tottenham-ING), Kevin De Bruyne (Manchester City-ING), Marouane Fellaini (Manchester United-ING), Youri Tielemans (Monaco-FRA) e Axel Witsel (Tianjin Quanjian-CHN), Eden Hazard (Chelsea-ING), Thorgan Hazard (Borussia Moenchengladbach-ALE)
  • Atacantes: Michy Batshuayi (Borussia Dortmund-ALE), Romelu Lukaku (Manchester United-ING), Dries Mertens (Napoli-ITA), Adnan Januzaj (Real Sociedad-ESP), Christian Benteke (Crystal Palace-ING)

 

Na última edição da Copa do Mundo, no Brasil, a Bélgica foi eliminada nas quartas de final pela a Argentina, que terminaria com o vice-campeonato. Agora, com um time mais maduro e preparado, a seleção tem tudo para fazer uma boa campanha na Rússia.

 

Panamá

O País, que fica localizado no Caribe, na América Central participará pela primeira vez em sua história da Copa do Mundo. A equipe panamenha conquistou a vaga ao vencer a Costa Rica na última rodada das eliminatórias da Concacaf, além de contar com a derrota dos Estados Unidos para Trinidad e Tobago. A campanha panamenha teve nove gols marcados e treze sofridos nas eliminatórias.  O apelido oficial da seleção é “La Marea Roja”. Com nomes pouco conhecidos no cenário internacional, o Panamá não tem grandes expectativas de avançar de fase no Mundial, mas, de qualquer maneira, a participação inédita já será um marco no país. A classificação foi muito festejada, com direito a feriado nacional para que a população pudesse comemorar.

Amistosos preparatórios para Copa: Panamá 0 X 0 Irlanda do Norte  (29/05)  e Panamá 0 X 1 Noruega (06/06).

 

Foto: Federação Panamenha de Futebol / Site – fepafut.com

 

O treinador colombiano Hernán Darío Gómez é o comandante do elenco panamenho na copa do Mundo. O técnico também foi o responsável por levar o Equador para a disputa da sua primeira Copa do Mundo.  Confira a lista de convocados do Panamá. O destaque da equipe é o atacante Blas Perez, de 37 anos de idade, mas que tem 114 convocações e 40 gols marcados pela seleção. Ele disputará na Rússia, o primeiro mundial de sua carreira. O experiente treinador convocou os seguintes jogadores na pré lista para a copa do Mundo:

  • Goleiros: José Calderón, Jaime Penedo e Alex Rodríguez.
  • Defensores: Azmahar Ariano, Felipe Baloy, Harold Cummings, Eric Davis, Fidel Escobar, Adolfo Machado, Michael Murillo, Luis Ovalle, Francisco Palacios, Richard Peralta, Román Torres.
  • Meio-campistas: Ricardo Ávila, Edgar Barcenas, Ricardo Buitrago, Miguel Camargo, Adalberto Carrasquilla, Armando Cooper, Aníbal Godoy, Gabriel Gómez, José González, Cristian Martínez, Valentín Pimentel, Alberto Quintero e  José Luis Rodríguez.
  • Atacantes: Abdiel Arroyo, Rolando Blackburn, Ismael Díaz, José Fajardo, Roberto Nurse, Blas Pérez, Luis Tejada e Gabriel Torres.

 

Inglaterra

Cabeça de chave do grupo H da Copa da Rússia em 2018, a Inglaterra é uma das sete seleções que já conquistaram a Copa do Mundo, e estará presente no Mundial.  Das 32 seleções que disputam a competição, 14 são europeias, e durante a disputa das eliminatórias do seu continente para a disputa da Copa, o English Team, ficou na primeira colocação do grupo F, com 26 pontos conquistados, sendo que o time marcou 18 gols e sofreu apenas três.

A Inglaterra conquistou a Copa do Mundo no ano de 1966, quando foi anfitriã. De lá para cá, são 52 anos de jejum , sem conquistas por parte dos inventores do futebol. O time do técnico Gareth Southgate tem como destaque o atacante Harry Kane, e também outros jovens jogadores num elenco totalmente reformulado. O técnico, ainda em início de carreira, começou sua jornada na segunda rodada das Eliminatórias e acabou se firmando na seleção. Ganhou sete jogos, empatou dois e encheu os torcedores ingleses de esperança. A equipe foi reformulada. Wayne Rooney se aposentou da seleção e diversos nomes surgiram de uma nova safra. Harry Kane (Tottenham), Dele Alli (Tottenham), Sterling (Manchester City), Dier (Tottenham), Stones (Manchester City) e Rashford (Manchester United) são atletas que podem se destacar no Mundial da Rússia.  Veja abaixo a lista de convocados do técnico Gareth Southgate.

Amistosos preparatórios para Copa: Inglaterra 2 X 1 Nigéria (02/06) e Inglaterra 2 X 0 Costa Rica (07/06).

FOTO: Twitter oficial da Seleção Inglesa

 

Goleiros: Jack Butland, Jordan Pickford  e Nick Pope.

Defensores: Ashley Young, Gary Cahill , John Stones, Kieran Trippier, Kyle Walker, Danny Rose, Fabian Delph, Harry Maguir, Phil Jones  e Trent Alexander-Arnold.

Meio-campistas: Eric Dier, Jesse Lingard, Ruben Loftus-Cheek, Jorna Henderson e Dele Alli.

Atacantes: Danny Welbeck, Jamie Vardy, Harry Kane, Marcus Rashford e Raheem Sterling.

Em relação ao elenco do English Team, vale destacar a participação do atacante Harry Kane, de 25 anos e defende o Tottenham. Será a primeira vez que Kane defenderá sua seleção jogando uma Copa do Mundo.

 

Tunísia

Depois de disputar o Mundial de 2006, na Alemanha, a Seleção da Tunísia está de volta à Copa do Mundo.  A nação africana tentará a inédita classificação à segunda fase do Mundial, mas a missão dos comandados técnico Nabil Maaloul é muito difícil. A equipe classificou-se para o Mundial da Rússia na liderança do grupo A, das Eliminatórias do continente africano, obtendo 14 pontos ganhos em seis jogos disputados. Antes dessa etapa, o time da Tunísia enfrentou a Mauritânia, em 2 partidas de ida e volta, vencendo os dois confrontos antes de encarar a fase de grupos das Eliminatórias africanas.  Foram 15 gols marcados e seis gols sofridos durante a campanha para a Rússia 2018.

Amistosos preparatórios para Copa: Tunísia 2 X 2 Portugal (28/05) , Tunísia 2 X 2 Turquia (01/06) e Tunísia 0  X 1 Espanha (09/06).

 

Foto: Associação Tunisiana de Futebol / Site – ftf.org.tn

 

Há 40 anos, na Copa do Mundo de 1978, disputada na Argentina, a Tunísia derrotou o México por 3 a 1 e se tornou a primeira equipe africana a vencer um jogo na história do torneio. Agora espera passar da fase de grupos na Rússia para fazer sua melhor campanha. Com a grande maioria dos jogadores atuando no próprio país, a seleção tunisiana possui um conjunto forte e uma defesa sólida – levou apenas quatro gols em seis partidas na fase final das Eliminatórias Africanas. O meia Wahbi Khazri, emprestado ao Rennes pelo Sunderland é o destaque da Seleção Tunisiana. Ele tem 27 anos, marcou 12 gols pela seleção, e atualmente defende o Rennes, da França

Confira abaixo a lista de 30 atletas apresentados pela Tunísia para a disputa dos jogos da Copa

Goleiros : Mathlouthi Aymen, Ben Cherifia Moez, Ben Mustapha Farouk e Moez Hassen.

Defensores : Hamdi Nagguez, Dylan Bronn, Rami Bedoui, Yohan Ben Olouane, Siyam Ben Youssef, Yessine Meriah, Bilel Mohsni, Khalil Chammam, Oussama Haddai e Ali Maaloul.

Meio-campistas : Elyess Skhiri, Mohamed Amine Ben Amor, Ghaylene Chalali, Karim Laaribi, Ferjani Sassi, Ahmed Khlil, Seifeddine Khaoui e Mohamed Wael Arbi.

Atacantes : Fakhreddine Ben Youssef, Anice Badri, Bassem Srarfi, Ahmed Akaichi, Wahbi Khazri, Naim Sliti e Sabeur Khlifa.

 

Confira abaixo os jogos do Grupo G:

 

1ª rodada:

Bélgica x Panamá –  18/06 – Segunda 12h, Estádio Olímpico de Sochi

Tunísia x Inglaterra – 18/06 – Segunda -15h, Estádio de Volgrado

rodada:

Bélgica x Tunísia – 23/06 – Sábado – 09h, Spartak Stadium

Inglaterra x Panamá – 24/06 – Domingo – 09h, Nizhny Novgorod Stadium

3ª rodada:

Bélgica x Inglaterra – 28/06 Quinta – 15h, Estádio Kaliningrado

Tunísia x Panamá – 28/06 – Quinta – 15h, Mordovia Arena

 

Foto em destaque: FIFA 2018 World Cup / Tourist Portal / Sessão Estádio

Ivan Luis Marconato Rocha

Ivan Luis Marconato Rocha

235 posts | 3 comments

Comments are closed.