Dobradinha brasileira! Ágatha/Duda e Evandro/André conquistam título da etapa de Itapema

Dobradinha brasileira! Ágatha/Duda e Evandro/André conquistam título da etapa de Itapema

Like
156
0
segunda-feira, 21 maio 2018
Torneios Internacionais

Por: Jessica Di Risio, de São Paulo

 

A etapa de Itapema (SC) do Circuito Mundial de Vôlei de praia foi mais que especial para as equipes brasileiras. No último domingo (20), Ágatha/Duda e Evandro/André desbancaram os adversários e subiram ao lugar mais alto do pódio fazendo a alegria da torcida com uma dobradinha brasileira.

Ágatha/Duda foram uma das “sobreviventes” entre as cinco parcerias verde e amarelas que entraram em ação em Itapema. Para chegar à grande final, a dupla venceu Bieneck/Schneider, da Alemanha, por 2 a 0 nas quartas de final e saiu vitoriosa do confronto brasileiro com Maria Elisa/Carol vencendo por 2 sets a 1 na semi.

Com uma exibição de encher os olhos, Ágatha e Duda levaram a melhor sobre a dupla suíça Dépré/Heidrich por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/17. O confronto começou bem disputado, com um duelo particular entre Ágatha e Vergé-Dépré, mas na base da técnica e completamente focadas, as brasileiras fecharam a primeira parcial em 21/19. O segundo set também começou equilibrado. Com o bloqueio funcionando e a torcida empurrando a dupla amarelinha, Ághata e Duda confirmaram o triunfo e o título anotando 24/17 no placar em 36 minutos de partida. Este é o segundo ouro em etapas do Circuito Mundial para a dupla, o primeiro foi conquistado no Rio de Janeiro em 2017. Individualmente, Ágatha soma seis medalhas de ouro, enquanto Duda, de apenas 19 anos, tem quatro.

O terceiro lugar em Itapema ficou com as canadenses Bansley/Wilkerson. Elas venceram as brasileiras Maria Elisa/Carol Solberg pelo placar de 2 a 1, com parciais de 18/21, 21/18 e 11/15.

Créditos: Cristiano Andujar/Inovafoto/CBV

Número 1 do ranking

No caminho até a final da competição, André/Evandro conquistaram a vitória sobre os canadenses Sam Pedlow/Sam Schachter por 2 sets a 0 nas quartas e confirmaram o favoritismo vencendo Losiak/Kantor, da Polônia, também por 2 a 0 na semifinal.

Desbancando os jovens noruegueses Sorum/Mol por 2 sets a 0, Evandro/André também comemoraram o título em Itapema, e olha que eles nem precisaram de mais que 37 minutos para cravar as parciais 21/18 e 21/16. O bloqueio e a defesa funcionaram e muito bem, mas a dupla brasileira precisou colocar a cabeça no lugar para tomar a dianteira e vencer o set por 21/18. A segunda etapa começou mais equilibrada, porém a dupla norueguesa cometeu alguns erros, dando margem para Evandro e André crescerem na partida e fecharem a conta em 21/16. Com a vitória, a dupla já começa a próxima competição na primeira colocação do ranking mundial. Esta foi a segunda medalha de ouro da parceria em eventos internacionais. A primeira havia sido no Campeonato Mundial de 2017, na Áustria. De forma individual, Evandro tem seis títulos, enquanto André Stein possui três.

A medalha de bronze ficou com Kantor/Losiak, da Polônia. Os europeus venceram os brasileiros Vitor Felipe/Guto pelo placar de 2 a 0, com parciais de 21/19 e 21/17.

Créditos: Cristiano Andujar/Inovafoto/CBV

O BR no Circuito Mundial

Somando os naipes masculino e feminino, o Brasil acumula oito medalhas da competição em 2018: três ouros, quatro pratas e um bronze.

Para quem desconhece as regras, as competições do tour são classificadas de uma a cinco estrelas com base nos pontos e na premiação que distribuem, sendo 150 mil dólares aos atletas e 800 pontos para o ranking, que define os campeões da temporada. A etapa de Itapema, em Santa Catarina, foi de nível quatro estrelas.

O Brasil recebeu em sua história 42 etapas no naipe masculino e 37 etapas no feminino, a maioria realizadas de forma simultânea. Esta é a primeira vez que uma cidade da região sul do país recebeu uma etapa do giro internacional, e a prefeitura de Itapema já anunciou que vai receber o circuito também em 2019. A próxima etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia acontece em Ostrava, na República Tcheca, de 20 a 24 de junho.

 

Foto em destaque: Cristiano Andujar/Inovafoto/CBV

Jessica Di Risio

Jessica Di Risio

24 posts | 0 comments

Comments are closed.