Depois de vencer no Paraguai, Palmeiras recebe Cerro para avançar na Libertadores

Depois de vencer no Paraguai, Palmeiras recebe Cerro para avançar na Libertadores

Like
119
0
quarta-feira, 29 agosto 2018
Copa Libertadores

Por: Ivan Marconato, de São Paulo

Na primeira partida válida pela fase oitavas de final da Libertadores da América, o Palmeiras foi a Assunção no Paraguai, e com dois gols do colombiano Borja, bateu o Cerro Porteño por 2 a 0, no estádio Defensores Del Chaco. Agora, basta um simples empate contra os paraguaios no jogo de volta, esta noite, a partir das 21h45 no Allianz Parque, para que a equipe de Luiz Felipe Scolari avance à fase quartas-de-final da Taça Libertadores da América.

Este será o décimo confronto entre Palmeiras e Cerro Porteño na história. Em nove duelos já disputados entre as duas equipes, o Verdão foi superado em uma única oportunidade – Nos oito jogos restantes, o Palmeiras venceu quatro e empatou quatro. Os confrontos válidos pela Libertadores foram assim: nas edições de 1999 (1ª fase, vitórias por 5 a 2 e por 2 a 1), em 2001 (1ª fase, empate por 0 a 0 e vitória por 5 a 2), 2005 (2ª fase, empates por 1 a 1 e 0 a 0) e 2006 (2ª fase, empate por 0 a 0 e revés por 3 a 2). O Palmeiras disputou a Libertadores por 18 vezes. O retrospecto palmeirense no torneio continental abrange um total de 168 jogos (88 vitórias, 32 empates e 48 derrotas), com 301 gols marcados contra 192 sofridos.

Para o jogo desta quinta, o Palmeiras, fechou as portas de seu centro de treinamento à imprensa. Todavia- sabe se que Borja foi poupado, e ficou em trabalho de musculação na academia de futebol, mas deverá ir a campo. Gustavo Scarpa foi outro que não participou dos treinamentos, com dores no calcanhar do pé direito. O Venezuelano Guerra, também não treinou, pois aprimorava a forma física. O Verdão pode até perder por um gol de diferença que ainda assim garante à classificação na Libertadores. Em caso de vitória, o Palmeiras confirmará a melhor campanha geral na fase de grupos. Na fase quartas de final, caso se classifique, o Palmeiras enfrentará o vencedor de Corinthians e Colo-Colo.

Borja, do Palmeiras, disputa bola com Cáceres, do Cerro Porteño, durante partida das oitavas de final (ida), da Copa Libertadores, no Estádio Pablo Rojas. FOTO: César Grecco- Agência Palmeiras – Divulgação

Em relação ao time que entra em campo, o goleiro Weverton, que sentiu dores na virilha durante o empate com o Inter, esteve em campo durante os treinamentos e deverá jogar. Em compensação, o meia Gustavo Scarpa segue em tratamento após levar uma pancada no calcanhar do pé direito. Outro meio campista do elenco alviverde, Guerra, também não esteve em campo. O meia venezuelano, voltando de contusão, ainda aprimora a parte física e técnica. O Palmeiras pode até perder por um gol de diferença em casa que mesmo assim avança à próxima fase.

Já o adversário, o paraguaio Cerro Porteño chegou às oitavas após se classificar em segundo de seu grupo, batendo o Monagas por 2 a 0 e por 3 a 2, o Defensor por 2 a 1 e por 1 a 0, e empatar com o Grêmio por 0 a 0 e, na volta, perder por 5 a 0 (o clube somou 13 pontos na primeira fase). O Cerro fez seu último jogo pelo campeonato paraguaio no último sábado, 25 de agosto. Como visitante, a equipe derrotou o Diaz, por 4 a 1, recuperando-se do fracasso no clássico na rodada anterior, quando foi derrotado pelo Olimpia, pelo placar de 2 a 0, e perdeu a liderança da competição. Com 14 pontos (quatro vitórias, dois empates e uma derrotas) está na segunda colocação. São dois pontos a menos que o Olimpia no campeonato nacional.

Além disso, o clube paraguaio também está com novo treinador. O Cerro contratou o espanhol, de 44 anos, Fernando Jubero. Ele assume a vaga de Luís Zubeldía, demitido após a derrota por 2 a 0 para o rival Olímpia, no último final de semana. E logo de cara, o novo treinador terá um desafio e tanto: reverter o placar de 2 a 0 favoráveis ao Palmeiras no primeiro jogo.  Jubero foi cotado para assumir o Flamengo, após a saída de Paulo César Carpegiani, em abril. O treinador já atuou pelo Guarani, pelo próprio Olímpia, além do Libertad, todos do Paraguai. Em aspectos de escalação, o zagueiro Juan Escobar volta no lugar de Roman, que já disputou a Copa Libertadores pelo Libertad. Rodrigo Rojas, suspenso no torneio nacional, assume a vaga do experiente Haedo Valdez e Jorge Rojas substitui o jovem Blas Franco.

Acompanhe a melhor transmissão para Palmeiras x Cerro Porteño ao vivo, nesta quinta, a partir das 21h15. Acesse www.radiopoliesportiva.com.br, ou ouça nos aplicativos para smartphone android ou ipnhone, TuneIn, para isso baixe o programa na playstore, e busque a emissora Rádio Poliesportiva na lupa.  Marcelo Delmiro dá o recado na narração, com os comentários e operação técnica de Gabriel Max, e reportagens de Ivan Marconato. Não percam. Libertadores é na Poliesportiva, a arte do esporte.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X CERRO PORTEÑO

Data: 30 de agosto de 2018, quinta-feira
Local: Allianz Parque, em São Paulo-SP
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: German Delfino (ARG)
Assistentes: Hernan Maidana (ARG) e Gabriel Chade (ARG)

EQUIPES PROVÁVEIS:

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Moisés; Willian, Dudu e Borja
Técnico: Luiz Felipe Scolari

CERRO PORTEÑO: Silva; Raúl Cáceres, Marcos Cáceres, Escobar e Arzamendia; Jorge Rojas, Palau, Aguilar, Ruiz e Rodrigo Rojas; Churin
Técnico: Fernando Jubero

Foto em Destaque : César Grecco- Agência Palmeiras- Divulgação

Ivan Luis Marconato Rocha

Ivan Luis Marconato Rocha

233 posts | 3 comments

Comments are closed.