Começou! A Indy larga para a temporada 2019 em St. Petersburg com Newgarden vencendo

Começou! A Indy larga para a temporada 2019 em St. Petersburg com Newgarden vencendo

Like
43
0
domingo, 10 março 2019
Automobilismo

 

Por: Danilo Dias, de São Paulo, SP.

 

No dia 10 de março, uma nova temporada começou na IndyCar Series com a promessa de um grande campeonato. Isso acontece porque além dos sete campeões da categoria em 2019, vários rookies de outras categorias como a Fórmula 1, Fórmula 2 e Fórmula E fazem suas estreias na categoria, aumentando o nível de disputa consideravelmente. Ninguém terá vida fácil se quiser alcançar o título máximo do automobilismo das Américas.

 

A corrida

A largada foi boa para Will Power, que disparou na ponta fazendo valer a sua pole position. Quem foi muito bem também foi Felix Rosenqvist, estreante da categoria mas com um currículo de respeito no automobilismo, vindo da Fórmula E. O sueco que largou em quarto já era o segundo depois da primeira curva e foi o destaque do começo da prova combatendo Power com muita categoria.

Assista ao momento da largada:

 

No seguimento da prova, Sébastien Bourdais teve problemas de transmissão e abandonou. Hunter-Reay foi outro a abandonar a corrida precocemente com problemas no motor, dessa vez ocasionando uma bandeira amarela. Nesse ínterim, Rosenqvist já era o líder depois da parada de Power. Uma nova bandeira amarela aconteceu quando Ed Jones bateu sozinho no muro externo. Matheus Leist teve azar e não desviou a tempo, tocando com a traseira esquerda no carro acidentado e avariando seu bólido, abandonando também.

Assista o momento da batida de Ed. Jones no muro e do Matheus Leits que acerta o carro acidentado:

Na relargada, Rosenqvist manteve-se na liderança com Power em segundo, Newgarden em terceiro, Dixon em quarto e Rossi em quinto, numa briga intensa principalmente entre o terceiro e o quinto posto. Na nova janela de pits, Power parou antes e Rosenqvist um pouco depois. Na saída dos pits do sueco, Power acelerou tudo o que pode para voltar a frente. Eles se encontraram exatamente na saída dos boxes, com Power já na pista despejando o carro pra cima do traçado de Rosenqvist, que saindo lado a lado preferiu segurar o carro e não causar uma colisão numa manobra arriscada e categórica dos pilotos.

Assista ao momento de saída dos boxes de Felix Rosenqvist:

O que eles não contavam é com a estratégia de Newgarden, que mudando seus planos assumiu a ponta. Enquanto isso a briga esquentava entre Dixon, Power e Rosenqvist. O neozelandês assumiu a posição de Power, que agora era pressionado de perto por Rosenqvist. Faltando trinta voltas para o fim, os retardatários formavam muito tráfego e a briga por posições se tornou mais difícil.

Nas estratégias de parada, Dixon e Rosenqvist anteciparam a última parada. Newgarden nesse momento reassumia a liderança. Faltando pouco mais de dez voltas para o final, Dixon se aproximava consideravelmente de Newgarden, tirando uma diferença de mais de sete segundos. O tráfego nesse momento começava a alterar os rumos da prova, sobretudo quando Newgarden encostou em Marco Andretti e perdeu muito tempo para abrir a volta no retardatário. Dixon se aproximou muito e não teve os mesmos problemas para deixar Andretti para trás.

Apesar do susto da pressão de Dixon, Newgarden conseguiu se manter na ponta e faturar a primeira vitória da temporada depois da grande mudança de estratégia que funcionou muito bem para o trunfo. Dixon, Power, Rosenqvist e Rossi completaram os cinco primeiros, nessa ordem.

Assista ao momento da chegada e bandeirada para a vitória de Josef Newgarden:

 

Momento da bandeirada a Josef Newgarden. Foto: Joe Skibinksi / Indycar.com

 

Sequência

A temporada 2019 deve ser interessante do ponto de vista do equilíbrio. Newgarden venceu, mas Dixon, Power e Rossi mostraram que estão fortes como sempre. Rosenqvist mostrou que é um rookie de respeito e que deve dar trabalho em sua temporada de estreia. Ferrucci e Colton Herta também fizeram estreias seguras e devem melhorar durante a temporada.

A próxima corrida da IndyCar será no Circuito das Américas, em Austin. A esperada prova na pista mais moderna de toda a América acontecerá no dia 24 de março e o que se aguarda é mais uma grande prova em terreno norte americano.

 

Confira também

Fórmula E: No 50º ePrix, Sam Bird vence na pista, mas é punido e Mortara conquista a sua primeira vitória

 

 

Foto em destaque: Joe Skibinksi / Indycar.com

Danilo Dias

Danilo Dias

50 posts | 0 comments

Comments are closed.