Cacá e Serra vencem no Velopark

Cacá e Serra vencem no Velopark

Like
132
0
segunda-feira, 23 abril 2018
Stock Car

Foi um GP tumultuado principalmente nos treinos de classificação. Fortes chuvas fizeram a sessão durar três horas. Muitos pilotos reclamaram do cenário perigoso e da morosidade da organização em acionar a bandeira vermelha. Quando ela veio, atrasou os treinamentos que colocaram Cacá Bueno na pole position. O piloto então teve a chance de voltar a vencer na categoria depois de dois anos na primeira corrida. Na segunda prova deu Daniel Serra, firme como um dos melhores pilotos da categoria atualmente.

Zonta sob muita chuva no tumultuado treino de sábado. Foto: José Mário Dias.

 

Primeira corrida

Esqueçamos a chuva forte de sábado, pois o domingo foi ensolarado e quente, abrasivo para a corrida. Cacá Bueno voltou a vencer após quase dois anos, conquistando sua primeira vitória pela Cimed. De ponta a ponta e segurando Ricardo Zonta nas voltas finais, Cacá fez uma corrida como fazia nos bons tempos onde era o piloto dominante da categoria. O tempo passou mas Cacá mostrou ainda ter o talento de antigamente. Ricardo Zonta em bom fim de semana chegou em segundo, com Júlio Campos em terceiro. O talentoso Felipe Fraga foi o quarto após largar na 14º posição, em grande corrida de recuperação. Ricardo Maurício fechou o Top 5.

A largada foi limpa e sem grandes problemas. O circuito travado favorecia quem estava a frente, em busca de uma postura mais defensiva. Lucas Foresti ainda conseguiu tomar a posição de Khodair, que largara em segundo. Jimenez era o piloto mais ativo, ultrapassando Navarro e Lapenna para assumir a sétima posição. Felipe Fraga vinha forte num ritmo parecido. Daniel Serra sofria com seu carro e chegou a ocupar uma tímida 19º posição até começar a se recuperar. Lucas di Grassi abandonou após bater forte na entrada dos boxes, causando o primeiro safety-car.

Átila Abreu, Barrichello e Max Wilson abandonaram neste momento, visando a segunda prova. Cacá parou e manteve o ritmo. Quando todos pararam assumiu a ponta novamente tendo apenas que administrar a pressão de Zonta. Sérgio Jimenez caiu após as trocas para uma fraca 14º posição e quem se deu bem para a segunda prova foi Daniel Serra, conquistando um oitavo lugar e consequentemente a terceira no grid para a segunda prova, em grande recuperação após figurar no fim do grid.

 

Segunda corrida

Daniel Serra tirou proveito de ter largado em boa posição na segunda prova e venceu com maestria. Marcos Gomes apareceu novamente entre os primeiros e chegou em segundo. Júlio Campos foi o maior pontuador do dia e chegou novamente em terceiro, fazendo dois pódios no mesmo fim de semana com um duplo terceiro lugar. Átila Abreu provou que a estratégia de focar na segunda prova daria certo, finalizando em quarto. E Fraga fechou o Top 5.

Khodair saiu na ponta na segunda prova em largada tranquila exceto para Vitor Genz, que rodou no S e caiu para o fim do grid. Lucas di Grassi não teve seu carro reparado a tempo após os contratempos da primeira corrida e não largou. Sérgio Jimenez também bateu no S na proteção de pneus e o safety-car foi acionado, deixando Khodair tranquilo na ponta. Neste momento, Daniel Serra já havia ultrapassado Marcos Gomes e assumido a segunda posição.

Com o safety-car nos boxes e a relargada anunciada, Daniel Serra não teve problemas para deixar Khodair para trás. Vale ressaltar que Khodair não tinha botões de ultrapassagem devido a uma punição sofrida para a corrida do Velopark. A partir daí foi só administrar a ponta e o bom ritmo para vencer e assumir a ponta isolada do campeonato novamente (Cacá havia empatado nos pontos após a primeira prova).

Lapenna e Tuka Tocha ainda provocaram mais uma bandeira amarela e safety-car após rodada. Denis Navarro foi outro que voltas depois, encontrou os pneus. Neste caso porém, não houve o safety-car e o problema foi resolvido com bandeira amarela no setor. Tudo foi resolvido após as paradas, com Daniel Serra, Marcos Gomes e Júlio Campos definidos entre os três primeiros. Átila e Fraga ainda apertaram Campos, mas não deu para nenhum dos dois, que terminaram em quarto e quinto respectivamente.

 

Sequência

Com o desfecho da etapa do Velopark, Daniel Serra é ainda o líder da campeonato após três etapas. Mantendo-se a liderança do certame, a próxima etapa da Stock Car Brasil da temporada 2018 acontecerá em Londrina, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, no próximo dia 6 de maio.

 

Foto em destaque: Fernanda Freixosa/Vicar/Vipcomm

 

Redator da matéria: Danilo Dias, de São Paulo.

Danilo Dias

Danilo Dias

47 posts | 0 comments

Comments are closed.