‘As Bicicletas de Belleville’ tem o Tour de France, realizado há mais de 100 anos, na trama

‘As Bicicletas de Belleville’ tem o Tour de France, realizado há mais de 100 anos, na trama

Like
339
0
sexta-feira, 14 abril 2017
Bike

Sensação do Festival de Cannes de 2003, a animação “As Bicicletas de Belleville” (Les Triplettes de Belleville), de Sylvain Chomet, é dos poucos filmes que traz em sua trama o ciclismo de estrada – no caso, o Tour de France, tradicional competição realizada anualmente desde 1903 (apenas não aconteceu em anos de guerra na França). Surreal e com várias referências ao Cinema e às suas clássicas animações, o roteiro gira em torno de Champion, um garoto triste criado pela avó, a portuguesa Madame Souza, que faz de tudo para agradar o neto na esperança de um dia vê-lo sorrir. Um dos mimos dados à cria é o comilão cachorro Bruno, que late todas as vezes em que o metrô passa próximo à janela da casa onde a família mora, possivelmente numa cidade interiorana francesa.

6940ab3de704a94592756e7777ca091b

Escondida, Madame Souza presenteia o futuro ciclista profissional com uma bicicleta – Reprodução

Madame Souza, ainda no início do filme (que se passa entre os anos 1930 e 1940), então descobre que o garoto recorta fotos de jornal com bicicletas – ele tem um caderno com as figuras coladas e suas respectivas legendas – e decide presenteá-lo com uma magrela. Champion toma gosto pelo mimo e é treinado pela avó até tornar-se um ciclista profissional e com reais chances de vencer o Tour de France. Acompanhada ou não de Bruno, Madame Souza usa um apito para incentivar o neto em suas pedalas por íngremes ladeiras. É ela também que massageia as musculosas pernas de Champion (desproporcionais ao seu corpo magrelo), usando até cortador de grama para tal fim, e alinha o aro de sua bicicleta quando ambos chegam em casa após exercícios infindáveis.

Na ponta do Tour de France (é interessante observar os protagonistas vendo na tevê o presidente da França chamar a população para prestigiar a prova), Champion é sequestrado por mafiosos que usarão a habilidade do rapaz para faturar.

O resto da animação é a busca de Madame Souza e de Bruno por Champion. Ambos atravessam um mar de pedalinho e contam com a ajuda de trigêmeas cantoras de cabaré nessa procura.

Em meio ao físico esguio dos ciclistas, o filme é recheado de personagens obesos, ocupado ruas, casas de espetáculos e prédios franceses com suas individualidades, ganâncias e hipocrisias. Há também os de boa fé, claro, mas a crítica social é mais contundente. A animação traz, ainda, uma das mais hilárias perseguições da história do Cinema. Vale conferir!

Leonardo Guandeline

Leonardo Guandeline

78 posts | 7 comments